14 Formas de disfarçar manchas e imperfeições nas pernas.

Terror de muitas mulheres e também de alguns homens, as manchas e imperfeições da pele podem causar certo desconforto para as pessoas. Sobretudo no caso das manchas que se localizam nas pernas, algumas podem ser disfarçadas facilmente com métodos simples. Hoje, vamos falar sobre as manchas mais comuns nas pernas e algumas formas de como tratá-las ou preveni-las.

Quais são e como disfarçar as manchas e imperfeições nas pernas?

As manchas e imperfeições mais comuns na área das pernas são:

1.      Celulite

A celulite está presente em 70% das mulheres, e acredite, até em alguns homens. Aparecem por um acumulo de gorduras más, em área superficial, próximaà nossa pele, causando o conhecido efeito “casca de laranja”. Embora sejam esteticamente feias, a celulite não está associada a uma doença, como as varizes, por exemplo. A falta de exercícios físicos regulares ou o sedentarismo podem contribuir para o surgimento das celulites.

2.      Estrias

As estrias são manchas muito comuns em homens e mulheres, podem aparecer tanto na fase adulta quanto na adolescência. Estão associadas diretamente a um rompimento de fibras de elastina e colágeno que sustentam a derme (camada intermediária da pele). As causas mais comuns de estrias são:

  1. Efeito Sanfona – ganho e perda de peso corporal com frequência;
  2. Crescimento acelerado ou excesso de exercícios que causem hipertrofia muscular;
  3. Distúrbios hormonais;
  4. Gravidez;
  5. Ressecamento da pele.

3.      Varizes

São aqueles famosos ‘vasinhos’ que aparecem na pele das pernas. Podem tanto ser suaves, quanto fortes e grossos, causando ondulações na região. É consequência de um processo de má circulação e merece acompanhamento médico especializado de um angiologista. Também é um dos grandes fantasmas de quem preza a beleza das pernas.

Como tratar as manchas nas pernas?

Como já supracitado, manchas nas pernas acabam por se tornar incômodos para seus portadores, que muitas vezes presam pela questão da estética. Querendo pernas lisas e uma pele com aspecto limpo e bonito. Entretanto algumas dessas manchas podem ser ou resultar de doenças e para o tratamento destes tipos de manchas alguns procedimentos cirúrgicos ou estéticos se fazem necessários. Como é o caso das varizes ou das demoníacas estrias.

Como disfarçar manchas na pele -Estrias

1.      Tratamento a laser

Como funciona? Os tipos de lasers usados para o tratamento das estrias têm afinidade com a água da pele. Ao atingir o local onde as manchas se encontram o laser evapora a água localizada estimulando uma nova restruturação e organização do tecido.

2.      Tratamento à base de ácidos

Para quem busca um tratamento mais barato os a base de ácidos são os mais recomendados. Embora se façam de uma forma mais demorada, com surgimento de resultados visíveis a partir de um ano de uso. Este tipo de procedimento se dá pelo uso de cremes e géis com ácido retinóico ou alfa-hidroxi-ácidos em sua formula base. Estes produtos atuam no aceleramento e na renovação das células da pele, estimulando a produção da nova epiderme. Mas tenha cuidado, embora possam parecer mais inofensivos, as pessoas que optarem tratar das manchas na perna com este tipo de produto, devem se precaver a exposição solar.

3.      Dermoabrasão

A dermoabrasão é um processo menos utilizado que consiste em um lixamento da pele. Não podemos confundir este processo com um outro bastante parecido, o Peeling, que também consiste em lixamento da pele, mas que usa um aparelho italiano específico para isso. Com o lixamento da pele a dermoabrasão elimina a camada superficial da pele ativando o processo cicatricial resultando em mais produção de colágeno e novas células epidemias.

Como cuidar de manchas nas pernas – Celulite

Tratamento para celulites:

1.      Cremes “Anti-celulite

Existem hoje no mercado uma vasta diversidade de cremes “mágicos” que se dizem milagrosos no tratamento contra a celulite.

Mesmo dentre tantos cremes e tantas promessas, o máximo que eles podem fazer por sua pele é deixá-la hidratada e lisa, já que não combatem a celulite em si, portanto você não estará tratando as manchas na sua perna com estes produtos. Saia dessa, pois é furada.

2.      Lipoaspiração

Se há um modo que pode-se dizer que é um tiro certeiro contra as celulites é a lipoaspiração. Como funciona? A “lipo” funciona removendo as regiões gordurosas que são a causa da tão sofrida celulite por meio de cirurgia.

3.      Boa alimentação

As celulites não estão diretamente ligadas a pessoas gordas como se pensa. Um fator disso é que muitas pessoas magras possuem celulites, e em contrapartida algumas pessoas gordas não. Alimentos como: biscoitos recheados, carnes, linguiça, embutidos, alimentos enlatados e glúten são grandes contribuintes para o surgimento e aumento das celulites. Por sua vez, alimentos mais saudáveis como frutas, legumes, verduras, leite e seus derivados podem auxiliar nessa luta contra a celulite. Perder peso pode auxiliar sim, na maioria dos casos, mas lembre-se que estas “manchas” não estão diretamente ligadas ao peso.

Como disfarçar manchas na pele – Varizes

Tratamento das varizes

Então chegamos provavelmente ao pior tipo de mancha nas penas que se pode ter. As temidas varizes. Como já sabemos bem, as causas das varizes podem ser diversas, e que se consistem em deformações nas paredes das veias do nosso corpo. Cujo a causa ainda é desconhecida. Contudo há formas de se prevenir as varizes e se não impedir o aparecimento das manchas auxilia no retardamento, veja.

Como prevenir

  1. Evitar a exposição das pernas ao sol ou ao calor por tempo demasiado;
  2. Evite o choque térmico das pernas, não saia de um banho ou de uma sauna muito quente para um ambiente ou banho frio imediatamente.
  3. Faça caminhadas e exercícios físicos regularmente.
  4. Tenha uma boa alimentação e perca peso.
  5. Esporadicamente, ao fim da jornada de trabalho ou de uma longa caminhada, permita-se descansar por ao menos 15 minutos com as pernas para cima, na altura do coração.

Maquiagem para o corpo

Existem também produtos como o Miss Mag Gold, que é um tipo de maquiagem corpórea e funciona como uma meia calça liquida que ajuda a disfarçar as manchas nas pernas e cicatrizes, o produto possui diversos tons de pele e secagem rápida, além claro de resistência à água. Possui ainda hidratantes que ajudam a recompor o brilho e leveza da pele, como o poderoso óleo de argan e a vitamina E. O bom deste é que além de todas as vantagens para disfarçar as manchas na pele ele não mancha as suas roupas.

Postagens Relacionadas