O que fazer quando se descobre que tem alopecia na adolescência?

Você já ouviu falar em alopecia? Esse problema geralmente é associado a perda de cabelos no couro cabeludo. Porém, há muito mais do que isso a se explorar sobre esse problema. A alopecia pode ser classificada como uma reação dermatológica que pode resultar na perda de cabelos e pelos em qualquer parte do corpo, sendo que em algumas situações pode acometer o corpo todo.

Só por definição, você pode notar que esse problema pode ser assustador. Agora imagine isso na adolescência, uma dos processos mais complexos do desenvolvimento humano. Geralmente é nessa fase que o ser humano começa a desenvolver uma definição sobre sua imagem e autoestima. Um problema como alopecia durante essa fase pode acarretar em diversos outros problemas como é o caso da depressão, auto exclusão social, baixa autoestima e uma série de outros problema.

Geralmente a alopecia pode ser subdividida em diversos tópicos, sendo que os mais comuns são a alopecia areata e alopecia androgênica. O maior problema para os jovens que tem quaisquer um desses problemas ou até outros tipos de alopecia, é que esse é um problema que fica visível e na maioria dos casos, evidentemente exposto. Isso pode acabar gerando piadinhas, apelidos e brincadeiras por parte de outros que podem afetar diretamente a autoestima de quem sofre com o problema.

Não podemos deixar de mencionar o padrão de beleza imposto pela sociedade, no qual, os adolescentes são os principais afetados pela busca do ser “padrão” para a sociedade. Nesse caso, é muito importante procurar estudar e compreender ao máximo o tipo de alopecia que você tem, a fim de procurar as melhores formas para acabar com o problema sem que ele possa causar ainda outros, como comentamos anteriormente.

Nesse artigo você irá aprender tudo que deve ser feito ao identificar ou deduzir que você possa ter algum tipo de alopecia.

SAIBA O QUE FAZER AO IDENTIFICAR A ALOPECIA!

Primeiro: Detectar e identificar

A primeira coisa que você precisa fazer ao observar a queda de cabelos ou pelos em alguma área especifica do seu corpo, é procurar um profissional qualificado que possa identificar o problema e te dar um diagnostico preciso sobre o mesmo. Se você for menor de idade, é aconselhável que vá ao médico ou especialista em questão acompanhado de seus pais ou responsáveis, e mesmo que não seja, é bom ter pessoas com as quais você confia por perto.

Não ignore jamais essa etapa, ela é a mais importante de todas. Você pode não saber, mas existem diversos tipos de alopecia e cada uma delas deve ser tratada de uma forma diferente. Sendo assim, descarte já a hipótese de que todos os problemas de alopecia são iguais e portanto, podem ser tratados da mesma forma. O que funcionou para um amigo ou familiar, pode não funcionar para você!

Segundo: Conhecer o problema

Após fazer a análise e identificação do problema, o médico ou especialista em questão provavelmente irá recomendar a realização de alguns exames. O resultado desses exames poderão ajudar o especialista a indicar o tipo de problema e alopecia que você tem. Ao entregar os resultados, possivelmente o especialista irá te dar um diagnostico ainda mais preciso.

Nessa etapa, não se acanhe e procure conhecer ao máximo o problema. Portanto, se você tem quaisquer dúvidas, agora é a hora de tirá-las.

Terceiro: Seguir as orientações

Ao ter um diagnóstico preciso, você provavelmente irá ter uma orientação do que fazer para conviver com o problema e o quais os próximos passos para minimizar o problema e ser levado a alguma cura. Nessa etapa, o profissional provavelmente irá te indicar um tratamento em especifico que pode te ajudar a trabalhar em cima do problema de forma segura.

Se você tem alopecia na parte capilar, uma boa dica é a utilização de um produto que possa camuflar o problema, é o caso do Jet Hair. Com Jet Hair você será capaz de ter uma solução temporária para o problema de forma prática, simples e acima de tudo, segura!

Conheça agora o Jet Hair e mude já de vida!

Postagens Relacionadas