10 dicas para customizar o automóvel

Assistir os filmes da franquia Velozes e Furiosos e dar de cara com aqueles carros completamente modificados, cada um customizado de um jeito diferente, é de causar inveja em qualquer aficionado por carros. Por um bom tempo, isso só foi possível nos estúdios de Hollywood, mas os tempos são outros. Hoje em dia, a customização de automóvel virou realidade, e se tornou um negócio lucrativo para quem trabalha na indústria automobilística.

Os avanços tecnológicos permitiram que novos materiais fossem criados e incorporados à transformação do seu automóvel. É possível modificar quase tudo, desde o motor até a lataria, passando pelo interior do carro. Mas vale lembrar que nem tudo é permitido. As mudanças no veículo devem estar de acordo com as leis; se não forem respeitada, você pagará multa e perderá pontos na carteira.

Se você está procurando dicas sobre customização de automóvel, preste atenção nas dicas abaixo!

1.     Aro de Led (no farol auxiliar)

Se você é daqueles que não se importa em ter um carro que chama a atenção, com certeza vai querer investir nos aros de led para as rodas do seu veículo. A instalação é rápida (entre 10 e 15 minutos) e a maioria dos faróis aceita esse tipo de led. Se você está se perguntando se afeta a parte elétrica, saiba que não. Mas é bom confiar a instalação para uma pessoa de confiança. O custo é de aproximadamente R$100.00 o par de luzes, que podem ser encontradas em várias cores. O efeito que elas criam é incrível!

2.     Envelopamento de teto de veículo

O envelopamento de teto de veículo é uma tendência que chegou para ficar. Com um custo bem menor do que a pintura – o valor depende do tamanho do teto –, e de aplicação mais fácil, a onda se espalhou pelo país e hoje já apresenta várias opções de uso. Dentre outras qualidades, está à conservação da pintura original, a praticidade na hora da limpeza e a chance de poder mudar o envelope com frequência, para aqueles que se cansam rapidamente do visual. Ele não prejudica a pintura original.

3.     Adesivagem

A adesivagem é uma das mais antigas formas de customização de automóvel. Foi – e ainda é –bastante utilizada como ferramenta de marketing por marcas para personalizar os seus veículos, seja carro, ônibus, van etc. O processo é bastante parecido com o do envelopamento, mas não se resume apenas ao teto do veículo. Se estiver pensando nesse passo, deve-se levar em consideração o modelo do veículo, a escolha do material e da arte-final, a impressão e a instalação. Atualmente, a adesivagem também é utilizada em carros comuns, admitindo os diversos formatos possíveis.

4.     Rodas coloridas

Uma das últimas modas em se tratando de customização de automóvel que surgiu no Brasil são as rodas coloridas. Para isso, é usada uma tinta feita de resina de borracha. O mais legal é que ela tem efeito reversivo, ou seja, você pode mudar as cores com facilidade assim que desejar. Para cada roda, você vai precisar aproximadamente de uma lata de spray (500 ml). Você mesmo pode realizar o procedimento. O custo é de pouco mais de R$50,00 e ela pode ser encontrada nos locais especializados. Também está à venda na internet, você pode encomendar a Plasti Dip Chemicolor, nas mais diversas cores.

5.     Bancos

O espaço interno de um veículo também pode ser customizado. E os bancos, por ocuparem a maior parte desse espaço, ganharam novas características. Uma delas – e talvez uma das mais populares – é a mudança do formato comum para o formato de concha, imitando os bancos dos carros de corrida. Há também quem prefira transformar o carro em um ambiente de luxo, e para isso cobre-se o estofamento original com uma camada de couro. Para quem não pode gastar tanto, o mercado oferece opções mais baratas. As capas personalizáveis são uma ótima opção, pois permitem que o dono do carro escolha o estilo que deseja, podendo alterá-lo facilmente e sem grande custo.

6.     Partes internas

Para aqueles que estão iniciando na arte da customização de veículo, é indicado começar por mudanças internas, que não afetem tanto o estado original do carro. O volante, o câmbio, os pedais e as paredes internas podem ser customizados, e você pode combiná-los com os bancos. Há ainda conjuntos de tapetes, luzes para o painel e para o velocímetro para deixar o interior mais atrativo e moderno.

7.     Acessórios eletrônicos

Se você quiser, é possível transformar o seu veículo em um verdadeiro parque de diversão eletrônico. Instale TVs, DVDs e videogames e tenha diversão garantida para você e seus amigos. Com os avanços tecnológicos frequentes, você poderá, inclusive, controlar o sistema do veículo com seu Ipad.

8.     Peças aerodinâmicas

A customização de veículo não é algo que se resume somente ao conforto do proprietário. Às vezes, o desejo é que o veículo seja visto e admirado, e em prol disso, alterar a sua lataria é indispensável. Para deixá-lo com uma aparência de carro de corrida, você pode adicionar vários acessórios: aerofólios – parecem asas de avião invertidas –, spoilers – diminuem a resistência do ar – e saídas de ar compõe o kit básico para customização. Geralmente, as peças são vendidas em conjunto, para que você não precise procurá-las em diferentes lojas. Tome cuidado para que seu carro não se torne um penduricalho cheio de acessórios.

9.     Aparelhos sonoros

A instalação de sons automotivos é uma verdadeira febre na customização de veículo. Ainda assim, algumas condutas não devem ser seguidas na hora de dar mais potência sonora ao seu veículo, como ocupar todo o porta-malas e o banco traseiro. Também é preciso estar atento ao limite de potência sonora permitido em vias públicas, que é de 80 dB a 7 metros do veículo.

10.Motor

A customização de veículo, como já foi dito antes, pode alterar qualquer parte de um carro, mas quando se trata do motor, essa alteração é limitada. Isso porque há limites reconhecidos em lei. A potência do motor só pode ser aumentada em até 10%.

Postagens Relacionadas