13 dicas para melhorar a conexão com a internet

Melhorar a conexão com a internet

A maioria das pessoas tem ou já teve algum problema com a internet, não é mesmo? Na maioria dos casos o problema é lentidão da mesma, que pode estar atrelado a vários fatores, como vírus ou até mesmo a quantidade de arquivos, entre outros muitos fatores. Tem dias que a internet realmente parece estar muito lenta, as páginas não abrem, nem os próprios arquivos do computador abrem, nesse caso é preciso verificar a velocidade da conexão, caso ela esteja muito baixa, é preciso entrar em contato com o provedor. A verdade é que independente do motivo da lentidão ninguém gosta de ter a internet lenta, não é mesmo? Pois bem, nesse artigo vamos comentar as causas mais comuns que fazem com que a internet se torne lenta, e é claro a solução para ela voltar a sua velocidade normal. Vamos lá?!

Fique de olho no plano da sua operada

O primeiro passo é observar o plano da sua operadora para ver se esta de acordo com a velocidade da sua internet, o ideal é ligar para o provedor para saber, ou consultar no próprio computador a velocidade da sua internet. Caso ela não esteja de acordo peça o melhoramento dela por telefone mesmo.

Janelas abertas

Na maioria das vezes o motivo da lentidão do computador pode estar relacionado com o número de janelas abertas, quanto mais janelas você estiver usando mais a memória do seu computador estará sendo diminuída e a sua internet ficará cada vez mais lenta. Evite abrir tantas janelas ao mesmo tempo, isso com certeza irá acelerar a sua internet.

Cuidado com os vírus

Os vírus são um problema, além de deixar a internet muito lenta, alguns tipos de vírus podem interferir no funcionamento do seu computador, roubando dados pessoais e arquivos, por isso a dica é: tenha sempre um antivírus, e o mais importante sempre o utilize, principalmente se você for acessar conta de banco, ou entrar em algum site que exija algum dado pessoal, como endereço ou CPF. É importante não escolher qualquer antivírus, o mais indicado é o avast, ou também os Anti-Spywares.

Dê olho na fiação

Em alguns casos o problema não está no computador em si, mas sim na fiação. Fios muitos velhos e emaranhados prejudicam o bom funcionamento da internet, sempre que os fios tiverem muito tempo de uso, troque-os, o ideal é pedir isso a um profissional que entenda do assunto.

Dê olho no navegador

O tipo de navegador também é muito importante para a sua internet se manter rápido. Geralmente o navegador mais eficiente é o mozila, mas alguns preferem a internet Explorer. O importante é escolher o navegador que você se adapta melhor que seja mais para a sua navegação.

Verifique quantas pessoas usam seu wifi

Outra situação que é responsável por deixar a internet lenta é a quantidade de pessoas que usam o wifi ao mesmo tempo, ainda mais se estiver sendo baixado algum jogo ou vídeo. Observe se o seu wifi está com senha, se não estiver é bem provável que os vizinhos estejam usando ele.

Lugar

Às vezes o lugar pode interferir e muito na conexão da sua internet, por exemplo, em áreas mais afastadas no centro urbano, a conexão não costuma ser muito rápido, mas se você mora no centro urbano a realidade não é a mesma. Para melhorar a conexão da sua internet, ou se no caso você estiver conectado ao wifi, tente mudar de cômodo dentro da sua casa, às vezes um lugar costuma pegar melhor que em outros, tente ficar o mais próximo do roteador possível, isso irá acelerar a sua conexão.

Faça a limpeza do seu navegador

De vez em quando é importante fazer uma limpeza no seu navegador, a grande quantidade de cookies pode deixar a internet muito lenta, além disso, ao você acessar um site, o seu computador guarda informações dele, e é por isso que a internet fica lenta. O ideal é baixar um programa para excluir esses arquivos desnecessários, o mais indicado é o CCleaner.

Faça uma limpeza nos seus arquivos

Vários arquivos no seu computador podem prejudicar o funcionamento do sua internet, e por isso é importante excluir os arquivos desnecessários, para deixar menos pesado as atividades do computador. Uma dica é colocar os arquivos em um pen drive, HD externo ou na nuvem até mesmo , para tirá-los do seu computador.

Experimente os aceleradores de navegador

Uma dica para a internet ficar mais rápida é usar os aceleradores de navegador, são vários os programas que servem para acelerar a internet. Isso só funciona e dá resultados realmente significativos somente quando a internet é muito lenta e quando a internet já é rápida, os aceleradores de navegador não dão muito diferença na rapidez da internet.

Aposte no adaptador wireless

O adaptador é responsável por conectar em sua televisão para poder usar a internet de forma muito mais divertida. Aposte nessa ideia!

Não deixe seu computador na mão de qualquer um

É importante ter cuidado com relação ao profissional que você deixa o seu computador, o ideal mesmo é pedir indicação a um parente ou amigo, antes de escolher quem irá concertar o seu computador.

Limpeza do seu computador

A limpeza externa do seu computador também muito importante para fazê-lo funcionar com eficiência, por isso é importante tirar um dia para limpá-lo, você pode fazer isso na sua própria casa, você só irá precisar de:

  • Um pincel fino e outro grosso
  • Álcool isopropílico
  • Uma flanela seca

Passe o álcool isopropílico apenas na parte de fora do computador, e não na fiação, e faça a limpeza interna com os pincéis. Não se deve usar água na limpeza do seu computador isso pode danificá-lo, use apenas álcool isopropílico e uma flanela seca e limpa. Essa limpeza é fundamental para tornar o seu computador eficiente, e consequentemente aumentar a eficiência das atividades do computador!

Postagens Relacionadas