3D Ativo e Passivo – Quais as diferenças?

Se tem uma tecnologia que está avançando rápido atualmente essa tecnologia é a dos televisores. Há algumas décadas atrás, não tínhamos aparelhos de TV tão avançados quanto temos hoje. Atualmente as Tvs não servem apenas para transmitir notícias, ela servem para muito mais do que isso. Hoje podemos acessar a internet diretamente da TV, fazer conferências ao vivo, ter guia de programação instantânea, se divertir com jogos digitais, dentre muitas outras funcionalidades.

E uma das tecnologias mais famosas para as TVs atuais, é a famosa tecnologia 3D. Essa tecnologia está se tornando cada vez mais famosa atualmente e a cada dia que passa mais aparelhos de TV adotam essa nova funcionalidade. Por mais que você não saiba, a tecnologia 3D não é tão nova quanto se imagina, porém, foi por esses tempos que ela finalmente chegou aos televisores, possibilitando que qualquer pessoa que tenha um desses equipamentos possa ter acesso a esse tipo de tecnologia.

Existe mais de um tipo de tecnologia 3D?

Muitas pessoas não sabem, mas existe mais de um tipo de tecnologia 3D. Por exemplo, nem todas as TVs 3D utilizam a mesma tecnologia do 3D comumente utilizado nos cinemas. Se você acha que toda tecnologia 3D é igual, você precisa saber que dependendo da tecnologia que seu aparelho possui, você pode ter resultados bem diferentes. Mas não vamos entrar muito nesse aspecto, afinal, existem TVs 3D que nem usam óculos para criação do efeito (tecnologia muito cara e ainda não disponível no mercado).

Por enquanto, vamos nos concentrar nos dois tipos de tecnologia 3D mais comuns atualmente para aparelhos televisores: 3D Ativo e 3D Passivo. Saiba a diferença das duas tecnologias e qual a melhor alternativa para você!

Saiba tudo sobre o 3D Ativo!

Há poucas diferenças entre as tecnologias do 3D passivo e ativo. A grande maioria das diferenças geralmente se dá devido a forma com que o óculos 3D trabalha. Além disso, fatores como desempenho do efeito e definição de imagem devem ser analisados de acordo com as marcas, modelos, tamanhos e especificações técnicas de sua TV. Sendo assim, como um parâmetro generalizado, o 3D Ativo é caracterizado quando o óculos trabalha para a produção do efeito 3D!

Os óculos com tecnologia ativa geralmente possuem bateria e permitem que possamos observar o efeito 3D mantendo a definição de imagem em altíssima definição (Full HD).

Saiba tudo sobre o 3D Passivo!

Os óculos com tecnologia passiva são um pouco diferente. Essa tecnologia é comumente utilizada em salas de cinema e muitas pessoas gostam muito desse efeito. Na realidade, para a produção do efeito 3D Passivo, quem faz a maior parte do trabalho para a produção do efeito é o aparelho transmissor, no seu caso, a TV. A grande diferença dos óculos 3D ativos para os óculos 3D passivos é que os passivos não possuem bateria para o uso e são mais leves que os ativos. O único problema se dá pela perda de definição quando há necessidade de exibir imagens em HD (que não interfere muito na experiência).

Qual tipo de TV 3D escolher?

Todos os dois tipos de tecnologia tem suas vantagens e desvantagens. Você deve analisar bem as vantagens de cada uma e verificar qual é a solução mais ideal para suprir suas necessidades. Não se esqueça de levar em consideração também que os óculos 3D passivos tendem a ser mais baratos que os óculos 3D ativos.

Se gostou desse artigo, não deixe de acompanhar as novidades do nosso blog.

Postagens Relacionadas