5 Dicas práticas para combater a transpiração excessiva!

O suor excessivo é um problema e tanto para muitas pessoas. Principalmente aqui no Brasil (principalmente em regiões mais quentes) onde é muito comum encontrar pessoas que transpiram muito. Mas, é preciso ficar atento, afinal, a transpiração excessiva sem qualquer motivação clara, pode ser um evidente sinal de um problema um pouco mais sério, como é o caso da hiperidrose, por exemplo. E se você está transpirando muito e não sabe mais o que fazer para lidar com essa situação, é preciso manter a calma e ficar bem atento a esse artigo.

Aqui, você aprenderá algumas dicas realmente úteis para que deseja lidar com a sudorese excessiva de forma eficiente, saudável e segura. Entretanto, se essas dicas não funcionarem, é totalmente indicado a procura de um bom dermatologista para que se possa averiguar o problema e ver o que pode ser a causa do mesmo e suas possíveis soluções. Mas, você sabe por que o nosso corpo transpira? Já se perguntou isso? Se você quer mesmo entender e aplicar algumas dicas que vamos te passar abaixo, é muito importante entender esse simples e breve conceito.

Por quê nosso corpo produz suor?

Como você já deve saber, a transpiração faz parte de um processo natural do nosso corpo. E na verdade, esse processo é realizado para se regular a temperatura corporal. Geralmente essa regularização de temperatura está associada a perda de água e sais minerais, atividade física, dentre outros. Entretanto, quem lida com a transpiração excessiva pode começar a transpirar sem qualquer um desses incentivos. Mas, na grande maioria dos casos, é possível sim encontrar um agente causador da sudorese. Veja alguns dos mais comuns causadores da transpiração excessiva!

  • Calor
  • Estresse ou ansiedade
  • Situações de tensão
  • Consumo de comidas altamente calóricas
  • Obesidade
  • Uso de certos medicamentos
  • Problemas psicológicos ou hormonais
  • Dentre outros.

Mas, independente do motivo causador de sua sudorese, é importante saber que você pode colocar algumas atitudes em prática desde já para evitar a progressão desse problema e até evitar e acabar de vez com ele.

Dica 1 – Cuidados pós-banho

Sempre se enxugar corretamente após os banhos é fundamental para evitar a transpiração, principalmente nas axilas. Isso é importante, pois, quando você não se enxuga corretamente, a pele acaba não absorvendo corretamente o antitranspirante, fazendo com que o produto não tenha uma ação eficaz e até manchando suas roupas. É muito interessante também sempre aparar os pelos das axilas, facilitando que o produto encontre mais facilmente a pele.

Dica 2 – Antitranspirante certo

Na maioria das vezes, quem sofre com a transpiração excessiva já tentou usar a maioria dos antitranspirantes tradicionais. Mas, acontece que nem sempre eles funcionam da forma que esperamos. Na verdade, se você sofre com esse tipo de problema, é muito importante usar um produto específico para lidar com eles. Como é o caso dos Antitranspirantes SUVO, por exemplo. Esse tipo de antitranspirante é o mais ideal e completo tratamento para quem quer diminuir e até evitar a transpiração excessiva de forma eficiente, segura e saudável.

Dica 3 – Cuidado com o que come

Você sabe que nós somos o que consumimos. Sendo assim, é fundamental tomar todo o cuidado com alguns tipos de alimentos. De um modo geral, evite consumir alimentos condimentados, álcool, cafeína, pimenta, nicotina ou similares a esses. Esse tipo de alimento/condimento/substância impacta diretamente em nosso organismo e pode sim, promover a produção de mais suor e transpiração. Por isso, dê uma atenção especial ao que você consome durante o dia-a-dia.

Dica 4 – Cuidado com os banhos quentes

Como falamos em parágrafos anteriores, nosso corpo transpira para regular a temperatura corporal. Sendo assim, você já deve ter notado que é muito comum sair do banho e estar suando em alguns minutos depois. Isso acontece com MUITAS pessoas. E a explicação é completamente lógica! Banhos quentes elevam a temperatura corporal, sendo assim, o corpo por si só começa a transpirar para manter e estabelecer a temperatura natural.

Dica 5 – Escolha bem suas roupas

Usar as roupas certas vai ser de grande ajuda para evitar a transpiração excessiva. Roupas quentes demais ou que não permitem a transpiração natural da pele, podem acabar aquecendo ainda mais o seu corpo e fazendo com que você transpire cada vez mais. Sendo assim, dê preferência ao uso de tecidos mais leves e que permitam que sua pele se mantenha livre para transpirar naturalmente. Transpira muito nos pés? Mesma coisa. Use sapatos que permitam a transpiração natural. Você até pode utilizar palmilhas e meias que ajudam a absorver a umidade e acaba ajudando a lidar com a transpiração excessiva.

Se gostou desse artigo, não deixe de acompanhar nosso blog e ficar por dentro de nossas novidades!

Postagens Relacionadas