4 dicas para fazer o controle remoto funcionar mais tempo

A tecnologia ganha, a cada dia, mais espaço em nossas casas e rotina. Hoje conseguirmos fazer tudo com apenas um clique, mas as televisões e monitores ainda são os eletrônicos que mais se beneficiam com esse avanço.

Se pensar bem, ao pegar uma smartv você dificilmente conseguirá navegar por todo o aparelho se não estiver munido de seu controle remoto. O problema é que sabemos que esse item muitas vezes costuma falhar ou parar de funcionar justamente quando mais precisamos deles, não é mesmo?

Para evitar que você se aborreça na hora de usar seu controle ou até mesmo que não o encontre quando mais precisar, listamos algumas dicas importantes que farão com que o seu controle remoto funcione por mais tempo e você tenha um controle remoto longa duração para se divertir em frente a TV.

Limpe a placa de circuito para controle remoto longa duração

Os controles remotos normalmente ficam expostos em algum canto da sala, o que faz com que o pó entre em seus circuitos. Além disso, eles são dispositivos muito manuseados e, como nós sabemos, nossas mãos são gordurosas e algumas vezes podem estar cheias de suor e células mortas. Tudo isso entra no controle através das teclas e chega até a placa de circuito, fazendo com que os controles parem de funcionar.

Por isso, se o seu controle remoto começou a falhar e você já verificou as pilhas, é hora de abrir o dispositivo e realizar a limpeza da placa, para isso use um cotonete ou um papel toalha e se lembre de jamais colocar força ou qualquer líquido para “facilitar” a limpeza. Dessa maneira você terá um controle remoto longa duração.

Limpe os conectores de pilha para controle remoto longa duração

A oxidação dos conectores de pilhas é mais comum do que imaginamos e acabar com esse problema é também bem mais fácil do que podemos imaginar. E isso impede um controle remoto longa duração.

Se ao abrir o compartimento de pilhas você perceber que as molas estão um pouco enferrujadas basta pegar uma lixa (pode ser até mesmo a de unha) e começar a lixar até que toda a ferrugem saia, depois recoloque as pilhas e veja se o controle voltou a funcionou.

Contatos e papel alumínio para controle remoto longa duração

Os controles remoto são na maioria das vezes uma placa de borracha que está sempre posiciona sobre uma placa de circuitos. Cada um dos botões é uma “superfície condutora” que quando acionada entra em contato com o circuito e realiza o comando que você deseja. Quando esse circuito falha, seu controle simplesmente não responde o apertar de botões.

O problema é que a borracha pode perder essa condutividade e o botão acaba falhando, para resolver isso basta que você coloque um pedaço de papel alumínio embaixo do botão, para isso use uma fita dupla face ou até mesmo aquela supercola que você conhece.

Lembre-se que a parte fosca do papel tem que ficar do lado do circuito e a laminada do lado do botão, caso contrário a dica não funciona como gostaria.

Tenha sempre um controle remoto universal para controle remoto longa duração

Outra dica útil para controle remoto longa duração, principalmente para quem quase nunca encontra o controle é o controle universal, com ele você controla todos os aparelhos e ainda consegue se livrar do aborrecimento e das milhares de tentativa de descobrir o que deu de errado com o controle original do aparelho.

Postagens Relacionadas