5 comidas típicas para o inverno

Durante a estação mais fria do ano, é natural querer ficar no aconchego do lar, assistindo um filme e jogando conversa fora com os amigos. Porém, o friozinho faz aumentar o apetite, afinal o alimento fornece a energia necessária para manter a temperatura interna do corpo. Portanto, estes encontros mais intimistas, pedem um cardápio quentinho e saboroso. Dentre as comidas típicas do inverno destacam-se sopas e fondues. E o melhor: as duas opções podem ser preparadas em casa, sem perder o charme e o requinte. Basta investir em uma panela para fondue que, o prato típico suíço, mantém o seu glamour.

Invista em uma panela para fondue

Este pode ser o primeiro passo para preparar essa delícia em casa. Afinal, o fondue tem um toque de sofisticação, porém não é complicado de fazer. Portanto, pode ser opção para um jantar romântico ou um encontro descontraído. Para isso, basta investir em uma panela para fondue, pois este é um item indispensável para reproduzir o cardápio dos restaurantes sofisticados no aconchego do lar.

Fondue é originário da Suíça

Este prato de origem Suíça pode ser feito nas versões doce ou salgada. A receita original deve ser feita com queijo e pão, sendo que os queijos gruyére, emmenthal e estepe são os mais indicados para o preparo. Também é possível fazer uma versão de carne, apenas procure usar um corte bem macio, sendo que o mais indicado é o filet mignon. Com os ingredientes bem selecionados, basta investir em um réchaud, uma panela para fondue, mantendo-a bem aquecida. Este é o toque especial dessa iguaria que deve ser degustada, sem pressa!

Versão doce para fondue

Entre as versões doces, o fondue de chocolate é o mais requisitado. Basta ter uma barra de chocolate que será mantida derretida na panela para fondue, e escolher frutas variadas para mergulhar neste chocolate. As frutas mais indicadas para acompanhar a iguaria são: uva, morango e banana. No entanto, é possível incluir neste cardápio: tangerina, kiwi, pêssego, maçã e cereja. A dica é apostar em frutas mais firmes para não ir despedaçando no chocolate derretido.

Réchaud é item obrigatório neste inverno

Uma degustação de fondue é um convite praticamente irrecusável. Difícil encontrar alguém que não aprecie este prato tão requintado e saboroso. Antes de fazer o convite, porém, procure investir em um conjunto panela para fondue para receberbem seus convidados.Uma opção é escolher uma versão em aço inox, com onze peças que inclui: suporte para fogareiro em aço inox, suporte para garfos em aço antiaderente e seis garfos em aço inox com cabo de madeira.Dessa forma, o fondue poderá ser preparado de forma correta, mantendo o charme deste prato tão invernal e conservando molhos e caldos bem aquecidos.

Dicas importantes para preparar o fondue

Para acompanhar o fondue de queijo, aposte em pães de diferentes tipos, cubos de presunto e tomate cereja.

  • O pão tipo baguete e o italiano podem ser cortados em cubos.
  • Se quiser inovar, invista em batatinhas cozidas, salsicha, couve-flor, brocólis e cenourinhas.
  • Para o fondue de carne, é possível utilizar cortes de textura delicada e sem gordura aparente, de boi, cordeiro e aves. Recentemente, o camarão passou a ser utilizado neste preparo.
  • Para a versão de chocolate, além das frutas, vale apostar em pedacinhos de biscoito waffer, nozes e frutas secas, como o damasco.

É importante destacar que é possível comprar a massa de queijo pronta que será derretida na panela para fondue. Já o chocolate deve ser derretido em banho-maria antes e, depois colocado na panela para fondue que irá mantê-lo aquecido e derretido.

Inverno também é tempo de sopas e caldos

Essa é outra opção saborosa para aquecer os dias frios. A vantagem é que este prato pode ser preparado de forma mais leve, como os tradicionais caldinhos, ou em uma versão mais cremosa, feita com creme de leite. Também pode ser servida em bowls ou em um pão italiano, incrementando ainda mais o visual. A vantagem deste típico prato de inverno é a versatilidade de sabores e aromas: legumes, grãos, cereais podem dar um gostinho especial e aquecer.

Bebidas também são típicas do inverno

Chocolate quente e chá são bebidinhas típicas para a estação mais fria do ano. Aquecem, saboreiam as tardes frias e podem ser elaborados de forma mais simples ou com um toque a mais. Os chás de erva-doce, camomila e erva-cidreira também acalmam e são indicados para um sono mais tranquilo. Já as versões cítricas, de especiarias, ou o tradicional mate pode deixar a tarde fria mais aconchegante.

Chocolate é perfeito para o inverno

Na versão líquida, é uma das bebidas mais apreciadas durante o inverno. Difícil não se render a uma xícara quentinha dessa gostosura. Pode ser incrementado com canela, raspinhas de chocolate e chantilly deixando a estação mais doce. Há ainda a versão cremosa que traz em sua receita creme de leite, deixando-o ainda mais saboroso. Essa é uma bebida que agrada todos os paladares e pode ser consumida a qualquer hora do dia.

Vinho quente é pura tradição

Essa é outra bebida perfeita para a estação fria, além de ser muito consumida nas festas juninas, comemoradas nessa época do ano. A dica é misturar vinho tinto seco com maçãs, suco de laranja, canela e cravo para dar um sabor bem diferenciado, deixando a bebida mais suave e saborosa. Por isso, essa bebida se mantém no gosto popular fazendo muito sucesso nas noites frias.

Aproveite as comidas típicas de inverno sem exagero!

Todas as propostas quentinhas apresentadas para aquecer o inverno são de dar água na boca. O segredo é provar de tudo um pouquinho, sem exagero! Assim você aproveita o que o inverno tem de melhor quando o assunto é comida, sem ter de brigar com a balança. Fique de olho nas calorias consumidas e não deixe de manter uma rotina diária de atividade física, assim dá para aproveitar tudo sem culpa! Afinal, o inverno acaba e ninguém quer chegar ao verão com gordurinhas a mais.

 

 

Postagens Relacionadas