5 motivos para dar brinquedos educativos para bebês

Crianças, especialmente bebês, são capazes de se divertir com muito pouco, seja se olhando no espelho e tentando entender como aquele ser do outro lado está imitando, até brincar de tocar em coisas aleatórias em um celular.

A partir dessa premissa, muitos fabricantes de brinquedos decidiram fazer produtos simples, mas que ajudam no desenvolvimento da sua filha ou filho, na primeira infância.

Aqui, compilamos uma lista de motivos para dar brinquedos educativos para bebês.

O mais óbvio: educação

Brinquedos educativos para bebês, como já se sabe, educam, como, por exemplo, um forninho, que ensina crianças como é importante saber se alimentar de forma independente.

É muito importante estimular as crianças desde cedo a saber cuidar de si próprias, para que um dia virem adultos independentes. Segundo está  matéria da Abril, brinquedos educativos para bebês permitem que a criança “experimente novos sentimentos, reproduza situações vividas em seu cotidiano e faça, assim, um treino para a vida adulta”.

Estimular diferentes partes do cérebro

Sabe aquele brinquedo extremamente simples, com o objetivo de colocar figuras geométricas no lugar certo? É um dos principais tipos de brinquedos educativos para bebês do mercado, que ajuda a criança a ter noção de espaço, desenvolver a visão, com reconhecimento de cores, raciocínio lógico e ainda é bastante divertido.

Um bebê pode passar horas tentando colocar as formas no lugar correto e, quando consegue, o sentimento de satisfação pessoal é imenso. Então a criança brinca, aprende, e ainda reforça a autoestima.

Pode ensinar arte!

Imagina ter uma filha ou um filho que toque um instrumento desde criança? Bebê musical bateria ensina crianças a tocar esse instrumento, o que ajuda na coordenação motora e, acreditem ou não, matemática!

Segundo esta  matéria de  O Globo, música é construída “a partir de relações matemáticas muito precisas”. Ou seja, tocar uma bateria de brinquedo ajuda sua filha ou filho a desenvolver pensamento matemático.

Portanto, um brinquedo educativo para bebês divertidíssimo e muito útil! Além do mais, tocar um instrumento é um hobby saudável que pode ser levado para o resto da vida, ou até mesmo ser transformado em profissão.

Socialização

Vários brinquedos são feitos para ser utilizados em dupla ou até mesmo grupo, ajudando na capacidade de sociabilização da criança. Além do mais, aprende desde cedo a importância de dividir e respeitar o próximo e a competir como algo saudável. E, é claro, é ótimo para criar laços e ter amiguinhos!

Interatividade

Muitos “brinquedos” atuais fazem da criança uma mera espectadora. Como, por exemplo, a televisão, que pode ser extremamente divertida, mas deixa a criança sentada, apenas olhando, passivamente.

Lembre-se que brinquedos educativos para bebêssão sempre interativos: tocar a bateria, encaixar as peças, modelar um objeto etc. Isso ensina a criança a ser pró-ativa, a fazer as coisas com as próprias mãos, em vez de apenas observar os outros.

Como visto, existem diversos motivos para presentear com brinquedos educativos para bebês.

É bom para o desenvolvimento de várias áreas importantes, além de ser divertido. Seu bebê vai aprender brincando, quer coisa melhor? E mamãe e papai podem participar também, nunca é tarde para se aprender, e é sempre bom ter orgulho da pequena ou pequeno, e, é claro, passar um tempo precioso com seu bebê. Aproveite!

Postagens Relacionadas