6 cuidados de conservação com o controle remoto

Qualquer utensílio eletrônico deve-se ter muito cuidado ao manusear. Principalmente, porque eles são utensílios que podem ser danificados facilmente devido a sua parte técnica e eletrônica. O mesmo ocorre com o controle remoto. Por mais que a maioria das pessoas não se preocupe com o controle, é preciso tomar alguns cuidados e precauções para que assim ele possa durar muito mais tempo, fazendo com que você fique livre de problemas.

Os controles remotos são imprescindíveis para aquelas pessoas que não querem ficar se levantando a todo o momento do sofá para trocar de canal ou para aumentar o volume da televisão. É claro que essas são apenas as funções dos controles remotos mais básicos, mas há os controles que podem ser usados no vídeo game e também os controles remotos que são usados nas Smart TVs, que são específicos para aqueles que desejam ter uma navegação de internet facilitada na sua Smart TV.

Por isso, nesse artigo, falaremos de alguns cuidados básicos que você deve ter com seu controle remoto, independente de que tipo de controle seja.

Cuidados com o controle remoto

  • É importante que você deixe o seu controle remoto em um lugar seguro, evitando assim que ele caia e ocorra algum tipo de problema, como danificar alguma parte externa, algum botão, problemas esses que são fáceis de serem consertados; mas pode também ter algum problema em seu circuito, causando algum dano no interior do aparelho, para isso você precisará de uma mão de obra mais especializada.
  • Não deixe o seu controle remoto em lugares muito quentes e nem muito próximo a sua TV. Lugares hiperaquecidos faz com que o controle remoto não funcione da forma correta, muitas vezes causando mau contato.
  • Mau contato é um problema que ocorre com muita frequência, por isso quando ocorrer algum tipo de mau contato com o seu controle remoto, evite bater, dar pancadas no controle. Pois, de início pode funcionar, mas a longo prazo o seu controle remoto pode vir até alguns problemas mais graves. Se você ficar batendo o seu controle remoto alguma peça importante pode sair do lugar. Com isso, o que antes era apenas um problema de mau contato em um lugar, você terá em vários outros lugares. A melhor saída se isso acontecer é procurar um técnico para ele ver onde está acontecendo o problema e, dessa forma, colocar a peça no lugar correto.
  • A configuração do controle remoto é outro fator que deve ser levado em conta. Pois, para o seu controle funcionar da maneira correta você deve seguir todos os passos indicados no guia controle. Se ele não precisar de nenhum tipo de configuração, você está na vantagem. Porém, os controles mais avançados costumam precisar de configuração para ter um melhor aproveitamento.
  • Cuidado ao inserir as pilhas no compartimento do seu controle remoto. Primeiro, que você precisa colocar as pilhas no compartimento sempre prestando atenção na polaridade correta. Pois, se isso não for feito, além de seu controle remoto não funcionar, vai haver um desgaste da pilha e do seu controle. Além disso, é importante sempre deixar as molas, dos contatos das pilhas, sempre bem limpos. Observe sempre isso, pois se as molas apresentarem algum tipo de ferrugem ou estiver sujo o contato com as pilhas não vai funcionar.
  • Observe sempre o alcance do controle. Não adianta você querer usar o seu controle remoto de mais de 7 metros de distância do aparelho em questão. Normalmente, o alcance do controle remoto varia de 3 a 5 metros, alguns controles remotos mais sofisticados chegam a alcançar 6 metros. Além disso, o seu controle deve ser usado dentro de uma abertura de 300 em qualquer direção. Claro, isso em relação ao sensor do aparelho e do controle. Não adianta estar de costas para o aparelho de TV, por exemplo, e querer mudar de canal ou mudar o som de sua TV.

Tipos de controles remotos

É possível encontrar diferentes tipos de controles e para todos os gostos. Mesmo com o avanço da tecnologia também encontramos os controles mais simples, para as funções mais simples. Por isso, falaremos de alguns tipos de controles que valem a pena conhecerem.

1.     Controle remoto para televisão

Os controles remotos para televisão em geral são simples e pequenos. Normalmente são usados apenas para ligar e desligar a televisão, aumentar ou diminuir o som, ou então, para mudar de canal. Não há nenhum mistério nesses controles.

2.     Controle remoto Universal

Esses controles remotos já são bem mais sofisticados e mais inteligentes. Nele é possível encontrar muito mais funções do que apenas mudar a sua televisão de canal.

A melhor parte desse tipo de controle remoto é que ele possui um chip identificando os comandos que você dá ao controle, além de ter alguns componentes internos que reconhecem qual é o tipo de dispositivo que está sendo comandado naquele momento.

Esse controle pode ser usado para televisão, rádio, home theater, etc.

3.     Controle remoto interativo

Esses controles remotos são de última geração. Com eles é possível fazer quase tudo, como o nome já diz, ele permite que você interaja com o dispositivo conectado em questão.

O controle remoto interativo pode ser usado em várias ocasiões, mas o seu melhor funcionamento é com as Smart TVs devido ao seu sensor de movimento.

Esse é o caso do Controle Remoto LG Magic Control AN-MR200, pois é completamente interativo, possuindo um sensor de movimento, fazendo com que a sua navegação fica muito mais fácil, além de funcionar de uma forma bem mais intuitiva.

Os controles remotos são dispositivos que devem ser utilizados com cuidados por serem compactos as suas peças são bem pequenas e se forem danificados de alguma forma pode ser mais difícil de conseguir consertar. Além disso, os preços podem variar de acordo com a função de cada controle remoto.

O mesmo vale para a duração da pilha, sempre preferindo o uso das ilhas recarregáveis para que elas tenham um melhor desempenho. Continue acompanhando o blog, novidades não irão faltar. Até Breve!

Postagens Relacionadas