6 vantagens da lâmpada de LED

As lâmpadas de LED vieram para revolucionar o mercado de luz, ajudando na economia e na eficiência. Há muitas vantagens em utilizar lâmpada de LED e você irá encontrá-las aqui! Mas, antes que os leitores descubram as vantagens, me pergunto se sabem dos diferentes modelos de lâmpadas LED existentes no mercado!

Lâmpadas incandescentes

Antigamente, utilizava-se muito de lâmpadas incandescentes, aquelas amarelas. Custando entre 3 reais mais ou menos, se tornou a lâmpada mais barata e mais utilizada do país até hoje!

Lâmpadas de LED

Por isso, que as lâmpadas de LED as estão substituindo: a energia gasta serve para aquecer a lâmpada, fazendo-a iluminar, o que se torna um obstáculo à economia de energia. Além disso, a luz advinda dela não pode ser focada, dificultando a visão em ambientes mais escuros.

Lâmpada fluorescente

Já a lâmpada fluorescente são aquelas luzes brancas. Extremamente econômicas, atiçaram o mercado e são bastante utilizadas em escritórios e residências, devido à facilidade em realizar suas tarefas com a irradiação da luz. O único problema que, se entrar em contato com o ambiente, seja o solo ou a água, o mercúrio contido nela pode prejudicar e infectar a natureza.

 Lâmpadas de LED: economia sem igual

Agora, conheça o motivo pelo qual a LED está revolucionando a iluminação brasileira e do mundo: maior iluminação e menos consumo. Quer mais o quê? A lâmpada de LED é mais cara, mas permite direcionar o aspecto luminoso, além de reduzir em 90% a conta de luz por ser 12x mais eficiente que as lâmpadas fluorescentes e as incandescentes. Não prejudica o meio ambiente e não emite nenhum tipo de calor!

O único problema é que o preço não agrada muito os consumidores, então essa descoberta recente é pouco utilizada pelos brasileiros. Entretanto, aos poucos vai conquistando seu lugar no mercado e melhorando a vida de muitos, em relação ao valor da conta de luz, que vem todo mês! Luz com economia e uma ótima iluminação.

Vantagens das lâmpadas de LED

A sua história começa lá na Rússia, na década de 1920, onde as cores verde e vermelha eram utilizadas. Nos anos 1990 descobriram um jeito de combinar essas duas cores com a azul, dando a cor branca, onde comprovaram a eficiência, economia, tornando-se uma fonte de energia altamente sustentável.

Então, conheça agora mais vantagens das lâmpadas de LED:

Fator exposição

Esse tipo de lâmpada não oferece nenhum mal à saúde como as lâmpadas incandescentes e fluorescentes porque não irradia raios ultravioletas:

  • Não danifica tecidos da pele;
  • Não causa mal às plantas;
  • Evita danos às obras de arte, calçados, móveis e roupas;

Descarte

  • Como em sua composição não há nenhum metal pesado, não precisa ser descartada em lixos específicos, como ocorre com as lâmpadas fluorescentes.

Tecnologia

A melhor tecnologia hoje em termos de iluminação é a relacionada às lâmpadas de LED. No Brasil, essa forma de iluminação está sendo utilizada muito pouco, mas vem aumentando e ganhando força, devido à sua sustentabilidade e economia. Países como o México e a Itália usam as de LED na iluminação pública da cidade, economizando muito!

As lâmpadas de LED foram produzidas, pensando na economia e no custo da manutenção. Resultado: além de economizar 90% de luz, tem a vida útil mais longa em comparação a outras lâmpadas. Assim, você trocará menos as lâmpadas e poderá ter uma iluminação incrível e bem direcionada.

Além disso, você pode controlar a intensidade da luz de acordo com a carga elétrica utilizada; logo, poderá ocorrer variações para escolher a melhor ‘tonalidade’ de branco que o consumidor achar melhor para aquele cômodo, por exemplo. Imagine poder fazer isso em todos os cômodos para facilitar a leitura, o trabalho e até ao assistir TV com esse controle dinâmico da luminosidade do branco.

Utilizando os Controladores ColormixMicroprocessados pode-se obter novas cores numa mesma lâmpada de LED, como o vermelho, azul, branco, verde, amarelo e vermelho. Elas são ecologicamente corretas por não agredirem em nenhuma forma o meio ambiente.

Facilidade

  • Fácil de manusear, fácil de colocar;
  • Possui acionamento instantâneo (em qualquer temperatura);
  • Bastante utilizada em quartos no formato de luminárias e abajures pelo fato de poder direcionar a luz.

Comparação com outras lâmpadas

Se você ainda não está satisfeito com essas vantagens das lâmpadas de LED, então veja aqui um quadro comparativo e faça a comprovação você mesmo!

Em relação ao consumo:

  • Uma lâmpada incandescente de 60W equivale a uma de LED de 4,5W! Economia de 55,5W/hora;
  • Uma lâmpada fluorescente de 40W equivale a uma de LED de 18W! Economia de 22W/hora;
  • Uma lâmpada dicroica de 50W equivale a uma de LED de 6W! Economia de 44W/hora;

Reposição:

  • Lâmpada de LED: 50.000 horas de vida útil;
  • Lâmpada Fluorescente: 6.000 horas;
  • Lâmpada Incandescente: 1.000 horas.

A durabilidade da lâmpada de LED é extremamente alta e econômica. Por isso, o preço (podendo custar 10x mais que uma fluorescente, por exemplo) vale a pena, porque o custo benefício será recompensador no fim do mês, quando você reparar na economia e no baixo valor da sua conta de luz, além da vida útil!!!

 

Considerações Finais sobre as vantagens da lâmpada de LED

Realmente, diante dessa tecnologia superavançada fica difícil substituir todas as lâmpadas da casa de uma só vez, por conta do seu custo. Mas, como a sua vida útil é literalmente maior do que as outras lâmpadas, compensa pagar mais caro agora, para economizar depois. Por isso, troque as lâmpadas aos poucos e vá notando a diferença (só esperar pela conta de luz!).

Como citamos, alguns países do mundo já utilizam as lâmpadas de LED em iluminação pública, dando um gasto mínimo para o governo. Daqui a pouco o Brasil entra nessa onda e começa a implementar essa iluminação em nossas ruas, avenidas e bairros. Com uma iluminação inteligente, os túneis serão mais iluminados, melhorando até o trânsito à noite, para que os motoristas não tenham que se preocupar com a escuridão de vias.

Enquanto a LED vai chegando de mansinho, vá arrumando a sua casa e se prepare para essa tecnologia. Aproveite e comece adquirindo Spot Super LED de Embutir Branco Friopara iluminar ainda mais a sua residência: Vale a pena conferir e iniciar essa revolução econômica e sustentável!

 

 

 

Postagens Relacionadas