7 formas de fazer economia na conta de luz

Nesses tempos de crise, fazer economia sempre acaba sendo a melhor alternativa para não ficar apertado no fim do mês. As pessoas utilizam muita energia elétrica, principalmente no que diz respeito aos banhos diários, carregar baterias de aparelhos eletrônicos e fazer uso da luz pela madrugada afora. Só, que se não economizar, a conta vem altíssima e o prejuízo sai relevante. Quais seriam as formas de fazer economia na conta de luz?

O fato é que há tanta tecnologia para ser carregada, tomadas espalhadas pela casa e tantos eletrodomésticos e eletroeletrônicos ligados 24horas, sem contar as lâmpadas de todos os cômodos, em resumo: é luz em todo lugar!

Por isso, seria interessante saber quais as dicas que podemos fazer para gerar economia e pagar menos. Então, para começar, fiquem atentos ao consumo de energia!

Economia na conta de luz

Por isso, aqui embaixo será listada uma série de dicas para economizarmos ainda mais energia em nossa casa! Continue lendo!

Chuveiro

O chuveiro, para o brasileiro, é um item importantíssimo de higiene diária. Há brasileiros que costumam tomar dois banhos por dia! É necessário? Devido a nossa cultura, a gente preza bastante pelos banhos – sem contar com o clima tropical do país.

Seguem abaixo algumas dicas que, além de economizar água, também economizam luz!

  • Tome banhos curtos e rápidos;
  • Passe xampu, condicionador e sabonete com o chuveiro desligado;
  • Prefira água morna à quente (utilize a opção verão do chuveiro);
  • No intuito de aumentar a vazão da água limpe os buraquinhos da ducha;
  • Se queimar a resistência, não faça remendos, troque-a por uma nova.

Geladeira

Sabia que tem pessoas que estão entediadas e abrem a porta da geladeira para pensar sobre a vida? É verdade. Parece que dá uma sensação de clareza na mente, e olha que as pessoas nem abrem a geladeira para comer, nesse caso!

Está na hora de parar com esses hábitos para economizar energia! O que mais você pode fazer para gerar economia na conta de luz?

  • A grade traseira da geladeira não é lugar para secar roupas, porque pode superaquecer o motor;
  • Antes de guardar um alimento quente na geladeira, deixe-o esfriar;
  • Abra a geladeira se realmente for necessário, caso contrário o motor tem de ficar resfriando mais frequentemente, gastando mais energia;
  • Não faça o degelo mensalmente, faça na época certa, por exemplo, no inverno;
  • A borracha da porta da geladeira tem de estar boa, verifique sua aderência, caso contrário, a porta pode ficar aberta.
  • Não instale a geladeira perto do fogão ou em ponto em que fique exposta aos raios solares;

Luz!

A iluminação é parte importante para qualquer casa, logo, tem muita gente que gosta de inovar e sair comprando lustres e lâmpadas diferentes e bem modernas. Entretanto, a conta pode sair mais cara. Siga as dicas abaixo para ter economia na conta de luz.

  • Se a sua parede for colorida, pinte-a de branco;
  • Limpe frequentemente seus lustres;
  • Não deixe o cômodo aceso se não estiver precisando;
  • Troque as lâmpadas incandescente pelas fluorescentes ou de LED porque iluminam bem mais e gastam menos energia.
  • Para você, que aprecia novidades, porque não optar por spots de LED.
  • Não brinque com o interruptor, apague e acenda a luz quando for necessário.

Problemas na fiação

É raro, mas é possível que, se a pessoa perceber que a conta de luz está vindo cara, mesmo que esteja economizando, pode ser que tenha problemas na fiação. Antes de chamar um eletricista, é recomendável que faça um teste: desligue todos as luzes e tire da tomada todos os aparelhos elétricos. Se, o medidor de luz da sua casa continuar girando, está acontecendo fuga de energia, aí é caso de eletricista mesmo. Caso não se verifique nada, não é problema na fiação, pode ser um gato. Fique atento.

Desligando aparelhos

A dica é simples e indolor: se não estiver utilizando os aparelhos, sejam eles quais forem, tire da tomada. Mas, realmente faz diferença?

Os aparelhos, quando longe da tomada, desligados por um longo período de tempo faz com que a pessoa economize luz. Se você trabalha, estuda ou fica fora de casa por longos períodos, faça isso.

  • Essa dica também é válida para as férias e viagens prolongadas! Desligue tudo!

Horários de Pico

Se quer economia na conta de luz, não utilize os aparelhos e chuveiros nos horários de picos:

  • Entre 6h até 8h da manhã;
  • Entre 18h até às 21h da noite;

Dicas Extras

Além dessas dicas acima descritas, saiba que o consumo de água também deve ser economizado, principalmente nesse tempo de secas que estamos passando. Quando há desperdício de água, a conta de luz tende a aumentar também, então economize. Além disso, siga essas outras dicas:

  • Eletrodomésticos com selo Procel são os mais indicados para serem comprados pela sua eficiência e qualidade, pois gastam menos energia;
  • Ao usar a máquina de lavar, espere acumular bastante roupa para apenas utilizá-la uma única vez, assim você consegue fazer economia na conta de luz;
  • Não use extensões em apenas uma tomada onde todos os aparelhos estão sendo carregados, espalhe pela casa. Mesmo assim, o uso contínuo de benjamins não é indicado pela descarga elétrica que impulsiona;
  • Está com sono? Desligue a TV. Não durma com nenhum aparelho ligado;
  • Ao passar roupas com o ferro, acumule também bastante peças. Se as peças não precisam de vapor quente, espere o ferro esfriar, desligando-o da tomada.

Considerações Finais sobre formas de fazer economia na conta de luz

A economia na conta de luz pode ser conquistada se a pessoa estiver ciente e iniciar esses procedimentos básicos para pagar menos no fim do mês. É questão de prática, por isso que muitas pessoas estão comprando e optando por sensores de presença em que as luzes vão se acendendo e apagando conforme a entrada das pessoas em certos cômodos. Assim, economiza-se luz por meio da tecnologia.

Tomar banhos rápidos, tirar da tomada eletrodomésticos que não estão sendo usados e desligar tudo quando formos viajar são algumas considerações que devemos tomar. Além disso, ao deixar os eletrônicos fora da tomada, no caso de uma tempestade de raios, pode prevenir que eles queimem, causando nenhum prejuízo a você e a sua família.

No momento em que for equipar a sua casa, busque por lâmpadas de LED e fluorescentes para economizar ainda mais. Pintar as paredes com cores claras é uma dica interessante, porque a claridade do Sol rebate, fazendo você a utilizar ainda mais a energia do dia e da luz natural do que as lâmpadas! Assim, gera maior economia na conta de luz!

 

Postagens Relacionadas