7 Truques para Suas Unhas não Quebrarem

  1. Lixe sempre no mesmo sentido

Para que suas unhas não se descamem, o ideal é lixá-las sempre no mesmo sentido. Fazer o movimento na mesma direção faz com que as camadas da unha não se descolem facilmente. Escolha, de preferência, uma lixa macia e não empurre as unhas ao lixar, faça movimentos leves e precisos.

  1. Use luvas

Todos nós precisamos cuidar da casa, mas isso não é sinônimo de unhas quebradiças. Os produtos de limpeza contêm ativos químicos que enfraquecem as unhas e dificultam seu crescimento. Desde lavar a louça até limpar o banheiro, é imprescindível ter um par de luvas à mão. Além de proteger as unhas, os produtos químicos agridem também a pele das mãos. Para manter unhas longas, saudáveis e mãos macias, use sempre luvas.

  1. Unhas não são abridores…

… Nem descascadores, nem pinças, nem alicates. Não use suas unhas como ferramentas para abrir pacotes difíceis, pois não foram feitas para isso. Use uma tesoura ou um instrumento apropriado.

  1. Não tire as cutículas

Nós, brasileiras, temos um péssimo hábito: tirar a cutícula. Mas a cutícula é amiga e está lá apenas para nos proteger. Ao retirar aquela fina camada, nós estamos abrindo caminho para bactérias que se alojam debaixo da pele e podem nos trazer infecções. O ideal é hidratar as cutículas para que elas fiquem fininhas e não atrapalhem na hora da esmaltação. Uma boa cera nutritiva e um poderoso hidratante para as mãos resolvem o problema.

  1. Sempre base antes do esmalte

Mesmo na pressa, nunca se deve pintar a unha sem uma camada de base por baixo. A base serve para proteger a unha, para nivelar as imperfeições na camada superficial e para fazer o esmalte aderir mais facilmente. Hoje há vários tipos de base. Escolha uma que atenda às necessidades das suas unhas. O que não vale é deixar de passar a base.

  1. Não roa as unhas!

O pecado capital número um quando se fala em unhas é roer. Nunca roa unhas! Além de deixá-las com um aspecto nada bonito, é super anti-higiênico. Ao roer as unhas, a sujeira que se acumula debaixo delas vai diretamente para nossa boca e pode causar doenças. Além disso, esse hábito machuca a matriz ungueal – que é onde nasce a unha – e as unhas nascem disformes e desniveladas. Tenha sempre um chiclete na bolsa e, quando estiver ansiosa e com vontade de roer as unhas, mastigue o chiclete no lugar.

  1. Evite acetona

Se você é daquelas que tem vários esmaltes e não consegue ficar com as unhas ‘peladas’, certamente deve trocar o esmalte com uma boa frequência. Hoje em dia, já existem vários produtos para substituir a acetona e que agridem bem menos as unhas. Uma boa pedida é usar removedores, que contêm bem menos componentes agressivos. Para quem nunca tem tempo, já existe um produto no mercado que combina removedor + uma esponjinha para tirar o esmalte. É o Removedor de Esmalte Instantâneo Missimag Clean Nails que remove seu esmalte em segundos.

Postagens Relacionadas