9 razões para parar de usar acetona já

Não é de hoje que a cor do esmalte e a decoração das unhas têm papel de destaque no visual das mulheres. Entretanto, um personagem fundamental na hora da manicure tem sido tratado com descaso: a acetona.

Acetona não é a melhor opção

Unhas enfraquecidas, manchadas e mãos ressecadas podem ser um sinal de que você está retirando o esmalte da forma errada. Ou melhor, com o produto errado. Muita gente nem se dá conta se está usando acetona ou removedor de esmaltes.

A acetona tem gerado controvérsias na indústria de cosméticos. Dermatologistas reconhecem que  o solvente, por ser muito forte e agressivo, não é a melhor opção para quem quer manter as unhas e as mãos saudáveis. Ainda sim, esse é o produto mais utilizado pelas mulheres na hora de “se livrar” do esmalte antigo.

9 razões para parar de usar acetona já

  1. O poderoso solvente, usado normalmente por manicures e em casa na hora de tirar o esmalte, tem o poder de ressecar as unhas e a pele das mãos;
  1. A acetona, utillizada em grandes quantidades, também pode causar problemas respiratórios e, em casos extremos, danificar o fígado;
  1. O produto também pode causar manchas nas unhas e prejudicar a cutícula, protetora natural de nossas unhas;
  1. Durante a gravidez, o uso da acetona é ainda menos recomendável. Se a futura mamãe inalar o solvente, mesmo que acidentalmente ou em pequenas quantidades, pode gerar riscos à sua gestação;
  1. A acetona é um líquido extremamente inflamável e combustível à temperatura ambiente, o que a torna perigosa e instável;
  1. O produto é extremamente irritante para os olhos. Estudos têm demonstrado danos às córneas devido ao contato com a acetona líquida;
  1. A exposição à acetona em longo prazo à pele pode levar a uma dermatite – pele seca e irritada;
  1. Os efeitos da ingestão acidental de acetona são extremamente severos: se engolida,  geralmente causa a sensação de embriaguez e danos severos aos pulmões;
  1. Utilizado na produção química como um poderoso solvente, a acetona dissolve isopor e até plástico!

Como deixar o uso da acetona de lado?

Já sabemos que é preciso tomar cuidado com o uso excessivo do produto e uma boa opção são as alternativas mais naturais de remoção de esmalte, como os óleos naturais.

Esses removedores possuem uma textura levemente oleosa, que protege as unhas, além de contar com quantidades menores de solvente.

As vantagens dos óleos removedores

Os removedores naturais também ajudam a recuperar a elasticidade da unha, evitando que elas fiquem fracas e quebradiças.

Embora também sejam removedores, suas novas versões possuem menor quantidade do solvente e são mais saudáveis para as mãos.

Como já são tendência, são fáceis de encontrar. Existe, inclusive, uma diversidade grande no mercado. Um bom e recomendável exemplo é o Miss Mag Clean Nails,  à base de óleo de Argan, que retira o esmalte sem fazer sujeira, de maneira fácil, ágil e funcional.

O removedor em questão tem ação instantânea, inovadora e nutritiva: não derrama, não suja e trata das unhas e cutículas no processo de remoção.

Postagens Relacionadas