Conheça mais sobre o box “O essencial do Direito”

Alunos e professores de Direito costumam ter centenas de livros para estudar ao longo de sua carreira. O Box  Essencial do Direito é uma das caixas mais aguardadas por quem estuda as leis.

São diversos os autores, o Box Essencial do Direito contém 3 obras importantes: O caso dos exploradores de cavernas, A luta pelo Direito e Dos Delitos e das Penas.

Se até hoje você não ouviu falar de nenhum deles ou se pretende ser estudante de direito e antecipar as leituras, falaremos sobre cada um dos livros nas próximas linhas.

Box Essencial do Direito: O caso dos exploradores de caverna

Esse é o primeiro livro do Box Essencial do Direito que você deve ler. A obra conta a história de um caso complexo e que teve muita publicidade com base na discussão de alguns juízes.

A história é de 5 exploradores de caverna que ficaram presos durante uma exposição. Ao tentar resgatar o grupo 10 homens acabam morrendo. No entanto o caso diz respeito ao homicídio de um dos exploradores, morto durante os 32 dias de resgate para que os outros 5 amigos pudessem sobreviver. A escolha de quem morre foi dita nos dados, mas ao sair da caverna os 4 exploradores restantes são indicados por homicídio e sentenciados à morte.

A condenação acontece nos Estados Unidos e os juízes debatem sobre como devem salvar seus clientes. No livro, eles decidem pela escolha de mostrarem que os exploradores estavam longe da civilização e por isso, as leis não deveriam ser julgadas.

Box Essencial do Direito: A luta pelo Direito

Como o nome do segundo livro do Box Essencial do Direito sugere, o nome da obra mostra que a lei é uma verdadeira luta. A ideia do autor é mostrar que o Direito não funciona apenas como o pagamento por algum dano monetário ou físico que você tenha sofrido, mas sim a reparação de um sentimento de justiça e de saber que as pessoas que comentem crimes, estão pagando por seus delitos.

Entre os casos apresentados estão o de um homem que tem um aparelho roubado, mas que se sente aliviado ao saber que o ladrão não sabe mexer no que furtou e também no caso de uma pessoa que se nega a receber o valor furtado do próprio juiz (já que a quantia era pequena) para ter a certeza de que quem o furtou pagará pelo que fez.

O Box Essencial do Direitomostra que a lei não é natural, assim como não o é o crime e, por isso, a lei é uma luta.

Box Essencial do Direito: Dos Delitos e das Penas

O terceiro e  último livro do Box Essencial do Direito é o que costuma surpreender mais os estudantes. Isso porque ele é uma reflexão objetiva sobre as penas e os delitos causados por instigadores. Segundo o autor, a lei nada mais é do que a garantia de que o autor de determinado delito não causará mais nenhum dano à sociedade, além de mostrar que os tiranos deveriam temer a jurisdição, mesmo que na a façam.

Postagens Relacionadas