Aprenda como adestrar seu cachorro com essas dicas infalíveis!

Você provavelmente já deve ter ouvido que o cão é o maior amigo do homem. E na verdade é, mas, você já parou para observar como esses animais estão inseridos na nossa sociedade atualmente? Esses grandes companheiros do homem desempenham diversas funções muito importantes para o dia-a-dia de muitas pessoas. Hoje temos cães de guarda, cães policiais, cachorros guia para deficientes visuais, cachorros pastores, dentre diversos outros.

E mesmo que você só queira um cão para ter um bom animal de estimação em casa, você já deve saber que é muito importante educar o cachorro para que você possa ter um controle muito maior sobre o mesmo. Na verdade, qualquer pessoa pode adestrar o próprio cachorro, e isso é muito importante e fundamental para diversas ocasiões, seja para fazer o seu companheiro fazer as necessidades no local correto ou até para evitar problemas mais sérios no futuro. Mas, será mesmo que adestrar o cachorro é fácil?

Adestrar seu cachorro também pode ser divertido!

Muitas pessoas se estressam facilmente com seus animais de estimação, principalmente quando eles ainda são filhotes. Mas, educar o seu cachorro, além de ser necessário, pode ser muito divertido, tanto para você quanto para seu cachorro. Dessa forma, vamos te ensinar a educar o seu cão com alguns comandos essenciais para quem quer adestrar seu cachorro de forma simples e eficiente! É só seguir as dicas abaixo para ter um adestramento muito mais eficaz e prático.

As duas palavras essenciais!

Conforme o tempo for passando, você verá que duas palavras deverão ser utilizadas com seu cachorro. A primeira e mais importante delas é o nome do seu cão e a outra é o famoso ‘não‘. Dessa forma, é fundamental ensinar seu cão a compreender quando você está se dirigindo a ele, e isso será muito importante na hora de chamar a atenção. Dessa forma, você sempre deve dirigir-se ao seu animalzinho pelo nome que você deu a ele, evitando assim o uso de apelidos carinhosos, diminutivos e outros.

Aprender o ‘não‘ também é importante para o seu animal de estimação. Na maioria das vezes, o próprio cachorro entende o comando a partir do tom de voz do dono. Sendo assim, sempre que precisar dizer ‘não’ ao seu cachorro, faça-o tomando uma posição firme. Caso isso não funcione, você precisará associar a palavra com algo negativo, que pode ser, por exemplo, o uso de um spray de leve de água junto com o comando NÃO a cada vez que ele fizer algo desapropriado. Com o tempo ele irá associar a palavra a consequência negativa do ato, fazendo-o recuar sempre que você disser não!

Os comandos básicos!

Muitas pessoas ficam simplesmente maravilhadas ao ver o cachorro obedecer comandos como: Senta, fica, vem, dentre outros. Logo abaixo, abordamos cada um desses comandos de forma prática e separada, para que você possa ensinar seu animal de estimação de forma divertida a como te obedecer e fazer os comandos básicos que todo mundo quer ensinar! Então, prepare aí os petiscos e vamos lá!

Sentar

O comando de sentar é um dos comandos mais fáceis para começar a treinar e adestrar seu cachorro, sendo essa, uma das melhores formas de começar. Antes de qualquer coisa, mostre ao seu cachorro um petisco que ele goste muito. Agora vá movendo sua mão para cima, fazendo com que a cabeça do animal acompanhe a sua mão e ele vá inclinando para baixo a parte de trás. Quando ele ficar na posição sentada, diga firmemente “senta“, e dê a ele o petisco. E para fixar, é só repetir essa sequencia algumas vezes durante alguns dias e em pouco tempo ele já saberá o que fazer!

Fica

Antes de aprender a ficar, saiba que é um requisito que ele já tenha aprendido o comando de sentar, que abordamos no tópico anterior a esse. Sendo assim, primeiro ordene seu cão a sentar. Após isso, mostre a ele um petisco e abra a outra palma da mão na frente dele, pronunciando o comando: “Fica“. Dê alguns passos para trás e caso ele permaneça no local, dê a ele o petisco. Vá fazendo esse exercício com frequência e vá aumentando a quantidade de passos, progredindo a intensidade e dificuldade do treinamento! Ah, e não se esqueça, mesmo que o seu cão fique na posição por apenas alguns segundos, recompense o mesmo (mesmo se vocês já estejam num estágio mais avançado do treinamento).

Vem

Esse exercício e comando é muito importante para situações em que o cão foge da coleira ou simplesmente sai de casa sem que você perceba. Sendo assim, você vai precisar de uma coleira com extensor. Esse tipo de coleira é muito fácil de ser encontrada. Dessa forma, comece liberando bastante corda para o cachorro e deixe por um tempo. Após alguns minutos, vá diminuindo a corda, trazendo ele até você, junto com o comando: “Vem” ou “aqui“! Cada vez que ele vier sem muita insistência, dê a ele um petisco! Assim como os outros comandos, basta repetir esse processo por alguns dias e pronto!

E você? Gostou dessas dicas de adestramento canino? Se gostou, não deixe de acompanhar nosso blog e ficar por dentro de nossas novidades!

Postagens Relacionadas