Como as brincadeiras infantis ajudam no desenvolvimento humano

Brincar, além de ser uma atividade muito divertida, é um ótimo aliado no desenvolvimento infantil. É com a prática diária de jogos e brincadeiras infantis que as crianças ampliam os conhecimentos sobre si, os outros e o mundo ao seu redor. Isso sem falar no bem-estar infantil que as brincadeiras proporcionam, física e intelectualmente.

O ato de brincar ajuda no desenvolvimento intelectual e também a organizar pensamentos, descobrir e agir com as regras.

É comum muitos pais de primeira viagem acreditarem que o progresso infantil se dê por fases, por exemplo, que, com oito meses, o bebê comece a engatinhar e, com um ano, a andar. Mas, não é possível prever exatamente o desenvolvimento de bebês e crianças, já que não ocorre com precisão. Cada criança tem seu tempo, e é necessário respeitá-lo, de modo a ajudar no seu bem-estar.

Especialistas sugerem que os pais não se prendam a comparações e aconselham a investirem nas brincadeiras infantispara ajudar no bem-estar infantil, uma vez que o contato é uma poderosa forma de estímulo.

Introduzindo a leitura desde cedo

A leitura pode e deve ser estimulada desde antes do primeiro ano de vida da criança. Mostrar e falar dos desenhos e letras da capa de um livro, das figuras impressas e das cores é uma ótima forma de estímulo e ajuda no bem-estar infantil, uma vez que a criança participa, a seu modo, da leitura.

Estimular os pequenos a virarem as páginas e apontarem os desenhos que já conhecem, como animais, por exemplo, são formas de brincadeiras infantis.

Crianças a partir dos quatro anos podem ser estimuladas a mostrar as letras que conhecerem no alfabeto ou ler as palavras que conseguirem. Para os pequenos já alfabetizados uma dica é investir em histórias com bastantes rimas, pois, nessa fase, eles já estão em processo de construção da consciência fonológica. Estimule a criança a ler em locais aconchegantes, garantindo assim, um maior bem-estar infantil, tanto corporal como psicológico.

Organização

Outra forma de ajudar a fazer com que as brincadeiras infantis sejam uma aliada ao crescimento social e ao bem-estar infantil é estimular a criança a se envolver em um jogo de cada vez, não em vários ao mesmo tempo. Isso ajuda na concentração e no raciocínio. Se a criança não quer mais jogar bola, por exemplo, ensine-a a guardar o objeto para só então iniciar outra brincadeira.

A partir dos dois anos a criança pode ajudar a guardar os brinquedos, evitando que a sala fique aquela bagunça indesejada. Assim, os pais ou responsáveis estarão ajudando no senso de organização.

Brincadeiras infantis

Opção de brinquedos é o que não faltam no mercado. Na hora da compra, sempre surge à dúvida: qual, além de divertir, ajuda no bem-estar infantil e contribui com as brincadeiras infantis?

Além de segurança (opte por produtos com o selo do Inmetro) e qualidade, é preciso estar atento a modelos que atraiam a atenção das crianças. Peças com luzes costumam agradar os pequenos. O carrinho de controle remoto Polícia de Elite é diversão garantida. Ele acende os faróis, possui controle remoto para todas as direções (frente, trás, direita e esquerda) e ainda possui alinhamento das rodas.

Ao escolher o brinquedo ideal, a diversão é garantida não só para filhos, mas também para os pais, que podem abusar da imaginação e inventar muitas brincadeiras infantis com os outros brinquedos que a criança já possua. E lembre-se: a presença dos pais durante as brincadeiras é fundamental para o bem-estar infantil. Até breve!

Postagens Relacionadas