Como fazer churrasco saudável!

Emagrecer não é nada fácil. Ficar longe de hábitos alimentares que tínhamos anteriormente é um martírio para muitas pessoas. Porém, quem quer realmente mudar de vida e ter hábitos mais saudáveis, deve aprender a deixar de lado alguns alimentos que podem prejudicar a saúde a curto, médio e longo prazo. O que pode ser o caso dos churrascos.

Comumente conhecido por ser um evento rotineiro na família brasileira, o famoso churrasco do fim de semana é apreciado por muitos. Em alguns famílias já é até tradição. E não estamos falando apenas dos costumes dos conterrâneos do Rio Grande do Sul, falamos de uma grande população brasileira que hoje não consegue mais ficar um dia sem saborear os saborosos alimentos comuns do churrasco.

Quando o churrasco se torna um problema!

Quando se fala que o churrasco pode causar problemas a saúde, muitas pessoas imaginam que esse risco está completamente associado ao consumo de carnes vermelhas. Na realidade, o problema geralmente não está associado à carne em si. O problema está associado à quantidade de sal utilizado para temperar a carne, a gordura envolta na carne e o fato dela estar superaquecida e torrada.

Como fazer um churrasco saudável!

Bom, de uma coisa nós temos certeza. Se você está numa dieta de perda de peso, você definitivamente não precisa eliminar o churrasco de sua rotina. O que você precisa é ter controle e bom senso. Isso significa que você não deve fazer o churrasco se tornar um vício. Além disso, você precisa ter o bom senso para poder definir se a carne que você está consumindo possui muita gordura ou não. E há a necessidade de ter ainda uma atenção especial para saber se a carne está bem passada ou não. O porque?

Cuidado com o câncer!

Você já ouviu falar que o churrasco causa câncer? Mas tenha calma, não é bem assim que acontece! O câncer só é ocasionado quando há um consumo elevado de uma substância formada pela gordura ou carne ‘queimada’ ou bem passada. Acontece que aquela parte mais escura, é formada pelo carvão em conjunto com a umidade da carne ou gordura, o que pode formar uma substância que pode ocasionar o câncer. Por outro lado, consumir carne mal passada não oferece esse tipo de risco!

Utilize uma boa churrasqueira!

E não é somente com o alimento que deve ter uma atenção especial na hora da preparação do churrasco. A churrasqueira deve ser bem limpa, assim como todos os seus equipamentos e peças. Ao utilizar a churrasqueira, evite utilizar os mesmos talheres e peças que costuma usar no dia-a-dia e dê preferência a utilizar um conjunto específico de peças para churrasco. Uma excelente alternativa é utilizar esse fantástico kit de peças para fazer seu churrasco!

Se gostou desse artigo e das dicas que passamos aqui, não deixe de acompanhar nosso blog para ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Postagens Relacionadas