Como Fazer Maquiagem Perfeita para a Pele Branca

Para se fazer uma maquiagem perfeita na pele branca, não existem segredos. Obedecendo a alguns critérios e cuidados, é possível fazer em casa, sem grandes dificuldades, uma boa maquiagem para o dia ou para a noite.

A Maquiagem Perfeita

O que seria uma maquiagem perfeita? A resposta é simples! Maquiagem perfeita é aquela que deixa uma pessoa feliz e satisfeita com sua própria aparência. O grande barato de se maquiar reside justamente no fato de uma pessoa poder se sentir melhor e mais confortável com seu corpo e identidade visual.

Clean¸exagerada, clássica ou moderna: o importante é se sentir bem!

Existem dezenas de vídeos e blogs de moda, indicando vários produtos e impondo regras do que é In ou Out. Não existe certo e errado, mas sim aquilo que nos faz nos sentir bem. Seguindo modismos ou não, devemos nos respeitar em primeiro lugar, seguir nosso estilo e nossas preferências e respeitar, acima de tudo, nossa individualidade.

A pele branca e a maquiagem na pele branca

Temos todos os tipos de tonalidades de pele em nosso país, porém trataremos aqui especificamente de maquiagem em pele branca. Uma vez em que a maioria dos produtos encontrados no mercado é focada e desenvolvida para as tonalidades mais claras, não é difícil encontrar cosméticos de qualidade em farmácias ou supermercados com boa qualidade e preços acessíveis.

Tons de pele branca

Hoje em dia, para a escolha dos tons na maquiagem, adota-se a teoria de que as pessoas podem ter tons de peles quentes, frios ou neutros. Baseado nessa premissa, a paleta de cores utilizada pela pessoa que for se maquiar deve obedecer a alguns critérios relacionados às cores a ser escolhidas. Para se averiguar o “tipo de pele” é fácil: um rápido olhar para as veias do pulso esclarece qualquer dúvida. Se a pessoa tem as veias “azuladas”, possui um tom de pele frio. Se tem as veias “esverdeadas”, seu tom de pele é quente. Se o tom das veias fica intermediário, a pessoa tem a pele NEUTRA.

  • Pessoas com o chamado tom de pele fria devem investir nas cores com tonalidades “fechadas”, ou seja, nas cores consideradas “frias” (azul, verde, violeta). Já as pessoas com tom de pele quentetendem a ficar com melhor aparência quando apostam na utilização de tons quentes (vermelho, laranja, dourado). Pessoas neutras podem usar todas as cores;
  • Tal critério é apenas diretriz para realizar a escolha dos tons de maquiagem utilizados. Tal fundamento acaba sendo muito mais importante na criação da harmonia entre as cores utilizadas do que uma regra a ser seguida à risca.

Uma maquiagem perfeita para a pele branca, é antes de tudo, a combinação do estilo de cada pessoa com a técnica.

1.      Cuidando da pele branca

A pele branca, por ter concentração de melanina menor que dos tons mais escuros, acaba sendo mais suscetível à ação do sol. É importantíssima a aplicação de filtro solar de forma diária para que os danos causados pelos raios solares sejam minimizados. Acima de tudo: é primordial  que sua superfície seja mantida limpa e hidratada.

Ingerir bastante água, comer alimentos saudáveis e não fumar: hábitos auxiliam a saúde de nossa pele.

Quanto mais uniforme e sem imperfeições for a pele, mais fácil será a execução de uma maquiagem perfeita na pele branca. Itens fundamentais para o cuidado da pele:

  • sabonete;
  •  tônico,
  • demaquilante;
  •  creme hidratante.

O processo de manutenção com tais produtos é simples, obedecendo três etapas simples: limpar, tonificar e hidratar. Existem marcas acessíveis em todo tipo de loja.

  • Recomenda-se a preferência por produtos hipoalergênicos.

2.      Pele

Tais produtos são o alicerce de uma maquiagem bem-feita. O acabamento da maquiagem perfeita na pele branca está fundamentalmente ligado a essa etapa. Sua função é estabelecer a uniformidade na aparência da pele, buscando um aspecto aveludado e saudável. São itens fundamentais para preparação da maquiagem perfeita:

  • Base;
  • Primers;
  • Pós  ­faciais;
  • Corretivos;
  • Blush.

Não é aconselhável economizar neste tipo de item, uma vez que uma utilização de produtos ruins pode entupir os poros e fazer muito mal à pele, ocasionando lesões, inflamações e espinhas. A base deve ser no mesmo tom da pele, a ser aplicada uniformemente. Pode-se usar um primer antes para se garanta cobertura uniforme e maior durabilidade dos produtos. Já os pós faciais se encarregam de retirar o excesso de oleosidade e brilho da pele, e deve ser aplicado com parcimônia, para que não se obtenha um aspecto “craquelado”. A utilização de um pincel especial garante que o produto seja aplicado com suavidade e uniformidade. O blush também deve ser aplicado com um pincel grande, suavemente.

3.       Olhos e boca

A estética dos olhos e da boca é variada e flexível. O ideal é uma harmonização entre a estética da pessoa a maquiar e a adequação a seus traços, evidenciando o que se deseja. São utilizados:

  • Lápis de olho;
  •  Delineador;
  •  Rímel;
  • Sombras;
  • Pigmentos;
  • Batons;
  • Lápis labial.

O ideal para a aplicação das sombras são os pincéis.

  • Dica: maquie os olhos antes de finalizar a pele com blush e pó compacto. É muito comum que resíduos da sombra acabem caindo na região das maças do rosto. O pincel do tipo leque é utilizado para realizar a limpeza de resíduos na pele.

4.     Pincéis

Os pincéis são importantíssimos aliados na execução de uma boa maquiagem. Exatamente porque participam de todas as etapas de execução de uma maquiagem, recomenda-se a compra de um kit básico. Existem kits portáteis a preços acessíveis com 12 pincéis, que cumprem todas as funções necessárias. As cerdas devem ser macias para que a pele não seja lesionada. A Macrilan produz excelente material a preços acessíveis.

  • É importante a manutenção deste material, que deve ser lavado regularmente. Recomenda-se a utilização de shampoo infantil ou sabonetes líquidos neutros.

Confie no seu jeito de ser, abuse da proteções e hidrantes e ouse nas cores para sua pele clara maquiada e perfeita! Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog para muito mais novidades sobre o mundo da beleza e bem-estar! E não esqueça de interagir conosco, comentando abaixo!

Postagens Relacionadas