Como fazer seu cachorro parar de latir?

Assim como os seres humanos foram desenvolvidos para falar, o latido de um cão existe para expressar os ânimos e sentimentos de um cachorro.

Entretanto, latidos em excesso acabam sendo chatos e perturbando quem está por perto, tanto na casa do dono quanto na casa do vizinho.

Treinando o cachorro

Quando o cachorro está latindo e percebe que o dono dele reage aos gritos, no entendimento do animal isso é uma resposta positiva e acaba incentivando

ainda mais o cão a latir.

A dica é não dar atenção ao cachorro, quando estiver latindo sem parar. Por mais complicado que seja para o dono, este é o primeiro passo para fazer com que o bichinho fique quieto.

Não recompensar o latido

Uma das estratégias para tentar driblar o latido de um cão, principalmente quando o dono está com visitas em casa, é dar petiscos para o animal, com o intuito de fazê-lo parar com aquele alvoroço.

Mas, é de conhecimento popular que o animal é ensinado que ganhar petiscos significa algo como um prêmio por uma ação correta que tenha realizado; portanto, é errado incentivar o animal se está fazendo algo errado. O petisco só pode ser oferecido em situações bem específicas.

Ensinar o cachorro

O cão não vai entender que os latidos que está dando não agradam ao dono.  Depois de treiná-lo a parar de latir, é necessário ensinar ao cachorro quando é hora de “falar” e quando é hora de ficar “quieto”.  O dono pode usar a palavra “latir”, para incentivá-lo a latir e recompensar o cão com um petisco.

Nesse momento, o dono deve experimentar cortar o latido, dizendo “quieto !” e praticar este comando quando o bicho latir para outros cachorros, por exemplo. E, aos poucos, ir ensinando ao animal quando deve ou não latir. Lembrando que não o dono não deve tratar o animal com raiva ou gritar, pois o efeito será negativo.

Retirar o que faz o cão latir

Se o cão não para de latir, é importante que o dono identifique o que tanto o incentiva a fazer isso. Como dito anteriormente, um cão late para expressar o que sente, ou seja, pode ser por infinitos motivos.

O dono do cachorro deve prestar atenção ao ambiente onde o cão mais late, para as pessoas ou outros animais com os quais ele não se identifica e, se possível, remover tais elementos das proximidades de onde o animal costuma ficar.

Coleira antilatido

Se mesmo depois de utilizar exaustivas técnicas o cachorro não parar de latir, o dono pode optar por usar coleira antilatido. Esse tipo de coleira foi projetado para não machucar o animal, não dar choques, mas sim, treinar o cão a parar de latir.

Algumas coleiras como a Bark Stop, por exemplo, são à prova d’água e emitem um sinal sonoro de adestramento, toda vez que o cachorro late.

O cão vai entender esse sinal como uma “desautorização” para o latido e, em poucos dias, o cachorro vai associar o “não latir” ao fato de estar, utilizando a coleira. Acaba sendo um processo benéfico para o dono e para o cão, que vai entender a “lição” e não se sentir desconfortável.

Postagens Relacionadas