Como tonificar a musculatura pedalando

Andar de bicicleta resulta em diversas melhorias: é um ótimo exercício cardiovascular que fortalece o coração, além de tonificar sua musculatura e fazer com que se consiga perder peso, ajudando a controlar a ansiedade e o estresse, sem contar que ainda previne e controla males como altas taxas de colesterol.

A pedalada correta

Para pedalar é necessário saber pedalar, mudar a marcha, frear e ter equilíbrio, de modo a realizar o exercício físico para tonificar os músculos. Uma boa pedalada tem que ser executada com bastante força das pernas, um dos joelhos flexionados e o outro estendido para a boa rotação na roda.

Não é correto forçar tanto o pedal na hora da rotação: pedale um pouco e depois mude a marcha. O freio esquerdo é usado pela roda dianteira e freia melhor, mas sempre use os dois quando precisar. Veja abaixo mais sobre os benefícios que andar de bicicleta nos proporciona.

Tonificando a Musculatura

Estabeleça de 15 a 30 minutos por dia, três vezes por semana, para pedalar. Caso tenha uma bicicleta ergométrica em casa ou na academia em que frequenta, regulando, da forma correta, para o tipo de exercício físico que resulte de modo a tonificar os músculos.

Os maiores benefícios de andar de bicicleta é poder exercitar a parte superior (peito, costas, ombros) e a parte inferior do corpo (coxas, nádegas, panturrilhas) ao mesmo tempo. Outro elemento bastante importante para tonificar a musculatura, além de pedalar, é a sua alimentação – substitua alimentos com muita gordura e muito açúcar por outros mais leves, como frutas, verduras e grelhados. E o consumo de água é também outro recurso que não pode faltar.

Perdendo peso

Pedalar, além de tonificar a musculatura e beneficiar a saúde, é considerado um bom exercício aeróbico que também auxilia na perca de peso. O valor exato de calorias queimadas varia de acordo com o peso, idade e altura de cada pessoa, a média regular é de 400 calorias por hora de pratica, aumentando 30 % se a pista for uma subida regular.

Beneficio à saúde

Um dos benefícios de andar de bicicleta de forma constante é a redução de 50% no risco de sofrer enfarte; outra vantagem é diminuição do colesterol LDL (“mau”) e o aumento do colesterol HDL (“bom”). Melhoram as dores nas costas, os joelhos ficam protegidos, estimula seu sistema imunitário, prevendo infecções e diversos outros problemas decorrentes do sedentarismo.

Cuidados

Andar de bicicleta te oferece muitas coisas boas, porém é preciso praticar a atividade de maneira correta e sem exagero, se você não tem o costume de andar de bicicleta, não extrapole, determine os horários conforme o que vai te deixar confortável, leve sempre uma garrafa de água quando for pedalar, é importante para se manter hidratado que beba em um intervalo de 20 minutos.

Para aqueles que não frequentam academia e tem um dia-a-dia corrido, e querem realizar o exercício físico, mas não tem bicicleta, indicamos a Mini Bike trata-se de uma bicicleta portátil, ideal para exercitar pernas e braços possui ajuste leve, médio e pesado, você pode realizar os seus exercícios enquanto faz outra coisa, aproveitando todo o seu tempo.

Postagens Relacionadas