Conheça a tecnologia por trás dos óculos 3D passivos!

Ver o mundo em três dimensões por meio de uma tela de TV ou de cinema é muito interessante, ainda mais se for ao conforto de nossa casa. Os aparelhos de TV de hoje em dia, estão em grande parte equipados com essa nova tecnologia que está reinventando a nossa maneira de assistir TV. A tecnologia que nos permite ver o mundo em três dimensões é chamada de tecnologia 3D.

A tecnologia 3D já existe a mais tempo do que você imagina. O recurso já existe a mais de meio século, mas só agora, no século vinte e um que a tecnologia ganha força. Como conseguimos visualizar em 3D? Nosso cérebro ele faz a junção de duas imagens que estão na tela (retire os óculos e saberá do que estou falando), e faz ilusões de profundidade, distancia e posição de objetos que conseguimos ver na tela.

O recurso 3D não pode ser visualizado em qualquer TV, ele pode ser visualizado apenas em aparelhos televisores que possuam esse recurso, de modo que é impossível assistir algo em 3D com uma TV sem esse recurso, mesmo com a utilização dos óculos.

Para poder ver as imagens em 3D que são emitidas por meio dos seus televisores com essa funcionalidade, você precisará de bons óculos 3D. No entanto, existem dois tipos de óculos 3D, são os conhecidos óculos ativos e os passivos. Mas por que você deve fazer o uso de óculos passivos?

Os óculos passivos têm inúmeros benefícios, o principal deles está no preço e na qualidade. Os óculos 3D passivos, são também conhecidos como óculos anáglifos, é o tipo de óculos 3D mais conhecido, isso por que é ele que utilizamos nas salas de cinema e que está se tornando muito comum em alguns televisores de hoje. Os óculos 3D passivos não desempenham trabalho nenhum, eles apenas fazem a inversão e junção de cores das imagens da TV na sua mente, de forma que quem faz todo o trabalho de profundidade e distancia é a própria TV e disco.

A tecnologia empregada nos óculos 3D passivos funciona da seguinte forma. Primeiramente o aparelho de TV faz com que a imagem exibida seja duplicada. A primeira imagem fica numa tonalidade vermelha, e a outra numa tonalidade mais azul. Os óculos 3D passivos são responsáveis por fazer a junção dessas duas imagens e criar o efeito 3D em nossa mente, fazendo parecer que as imagens estão saindo do aparelho televisor.

Os óculos 3D passivos são uma excelente opção para quem deseja ter uma TV com o recurso 3D e não deseja gastar muito, já que os óculos 3D passivos não custam muito caro e conseqüentemente são mais acessíveis para grande parte da população.

Postagens Relacionadas