Conheça as doenças de unha mais comuns

By on Março 10, 2015
Conheça as doenças de unha mais comuns

Entre as enfermidades mais comuns que podem atingir nossas unhas estão o Traumatismo. Normalmente, acontece quando batemos em algum objeto, pisam em nossos pés ou quando algo cai de nossas mãos e acaba acertando as unhas. O traumatismo pode até deformar as unhas e em alguns casos causa a queda da unha depois de um tempo. É comum também que a unha mude de cor e fique entre o roxo e o preto.

Para tratar essa enfermidade é preciso diminuir a espessura da unha com aparelhos específicos de podologia que servem para lixar sua superfície.

Infecção fúngica ou onicomicose

Popularmente conhecidas como micoses, essas são as mais conhecidas enfermidades que atingem nossas unhas, isso porque são frequentes em academias e piscinas, e acabam atingindo também nossos pés e pele.

Essa doença consiste na presença de um fungo na unha, o que acaba infeccionando o local e provocando sintomas como manchas amareladas nas unhas ou até mesmo uma área que quando atingida fica com a cor preta. Com o tempo e sem o cuidado necessário, a unha pode adquirir um aspecto amarelo e grosso e pode até mesmo deslocá-la do lugar ou deixá-la com o aspecto de garra.  O tratamento para o fungo é feito com esmaltes e remédios específicos que são passados nas unhas, logo depois que são lixadas.

Diferente do traumatismo, é preciso procurar um dermatologista para que trate primeiro o problema fúngico e depois o podólogo, que irá tratar a estética do local.

Unhas encravadas

Conheça as doenças de unha mais comuns

São comuns e tendem a piorar significativamente quando mexemos no local sem os aparelhos e preparo necessários. Além de incômodas as unhas encravadas podem evoluir e acabar causando febre e outras infecções.

As unhas encravadas normalmente são as dos dedos, que ficam doloridas e vermelhas em seus cantos e que acabam deixando também a pele ao redor avermelhada e um pouco inchada. Isso normalmente acontece quando a unha é cortada de forma errada ou pelo uso de sapatos muito apertados.

Para tratar as unhas encravadas, basta que um profissional faça um pequeno corte na unha e a retire por completo da carne, em alguns casos é preciso uma microcirurgia realizada pelo podólogo. Em casos mais sérios é preciso o uso de remédios prescritos por médicos, para melhorar a infecção.

No entanto, é preciso entender que uma unha doente não pode ser pintada, já que no caso dos fungos isso ajuda na proliferação do problema, para que isso não aconteça ou que você machuque sua unha ao remover o esmalte com força já existe no mercado um removedor instantâneo de esmalte conhecido como Miss Mag Clean Nails.

About Loja Magazine10

You must be logged in to post a comment Login