Guia Prático – Aprenda como treinar seu cachorro facilmente!

Todos os dias, muitos cães são resgatados, adotados e até adquiridos, ganhando assim um novo lar, que poderá lhe dar muito amor, carinho e acima de tudo, felicidade e uma vida realmente boa. Entretanto, a maioria das pessoas que realmente gostam de animais de estimação, como os cachorros, por exemplo, sentem uma grande necessidade de treinar seus animais e ensinar atividades que podem ser muito úteis no dia-a-dia.

Acontece que apesar da vontade ser grande, muitas pessoas simplesmente desistem antes mesmo de começar seu programa de treino canino. A maioria delas faz isso por achar que é muito difícil, e olha que isso é quando começam, existem pessoas que nem se dão ao trabalho de tentar. Mas, é preciso entender que a chave para a formação e treinamento dos cachorros está no fato de você expandir seus conhecimentos sobre o seu próprio ‘companheiro’ e adquirir conhecimentos e métodos que você poderá utilizar para treinar ou adestrar seu animal de forma fácil.

Mas, será mesmo que eu consigo treinar meu cachorro sozinho? Será que terei que recorrer a profissionais ou escolhas para cães para ter bons resultados com meu cãozinho? Veja agora mesmo nesse artigo a resposta para essas e outras perguntas sobre adestramento e treinamento canino.

O que você precisa para começar a adestrar seu cachorro?

O treinamento do cão é algo que leva uma grande dose de paciência e dedicação, e isso você provavelmente já sabia, mas, é importante saber também que para que você seja bem sucedido nessa tarefa, você saiba exatamente o que está fazendo. Assim, se esforçar para compreender o comportamento canino e como o seu cachorro se comporta e reage a cada situação, irá te ajudar a saber o que fazer e por onde começar o treinamento. Sendo assim, vamos te passar algumas técnicas básicas, porém, bem eficientes que vão te ajudar a treinar seu cachorro de forma muito mais facilitada.

Dica 1 – Comandos

Antes de qualquer coisa, é muito importante saber dar comandos ao seu cachorro. Afinal, se você deseja que seu cão realmente aprenda a fazer alguns truques e tomar algumas atitudes específicas, você definitivamente precisará definir sua voz de comando. Geralmente, ela precisa ser levemente forte, audível e impor respeito. Sendo assim, sempre que aplicar um comando, certifique-se de fazer isso apenas uma vez. Se seu cachorro não responder ao seu comando, é ideal fazer algo para incentivar o seu cachorro a fazer o que você deseja. Mas, evite ficar dando comandos aleatórios e em momentos indevidos.

Dica 2 – Recompensas

Como você já deve ter visto na TV ou até na rua mesmo, recompensar seu cachorro sempre que ele fizer alguma atitude que você considere correta ao seu comando é uma ótima maneira de incentivar seu cachorro. Faça isso com uma certa calma, afinal, quando o cão nos obedece pela primeira vez, é comum ficarmos extremamente felizes com isso e acabar expressando isso de forma demasiada para o animal. Dessa forma, se o seu cachorro realmente cumpriu seu comando, tenha calma e o recompense, seja com petiscos, carinho ou outra forma que seja prazerosa para seu cachorro.

Dica 3 – Passeio

É muito difícil encontrar um cachorro que não goste de passear. Na verdade, muitos ficam verdadeiramente felizes ao sair na rua, fazer novas amizades e conhecer novas coisas, porém, nem todos sabem se comportar da forma adequada. Dessa forma, é muito importante impor respeito ao seu cachorro e começar a dar vozes de comando negativas, sempre que o seu cachorro ‘sair da linha’. O uso de algumas coleiras e guias podem te ajudar com isso, por isso, procure com cuidado as melhores coleiras que possam te ajudar a controlar seu cachorro durante os passeios.

Guia retrátil Star Flex – Alta qualidade e preço baixo

Coleira Easy Walk – Segurança para todos e conforto para seu cão

Dica 4 – Repetição

Assim como nós, seres humanos, os cachorros aprendem mais rápido a medida que precisam lidar com certos comandos e situações. Dessa forma, repetir determinadas situações e comandos é uma excelente forma de fixar tal atitude no subconsciente do seu cachorro. Afinal, demonstrar ao seu cão como se comportar apenas uma vez, não é nada eficaz. Vocês precisarão repetir, repetir e repetir, até que os resultados sejam cada vez mais espontâneos e precisos.

Espero que você e seu grande companheiro estejam preparados para encarar essa nova aventura. E se você gostou desse artigo, não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais e ficar por dentro de nossas novidades.

Postagens Relacionadas