Hidratação para unhas: mito ou realidade?

Já sabemos que não é mito. Para que as nossas unhas estejam sempre fortes e bonitas, não basta ir toda sempre à manicure para retirar as cutículas e escolher o esmalte da vez (aliás, essa semana eu descobri um vermelho meio alaranjado maravilhoso, mas isso não vem ao caso agora).

Enfim, o que estou querendo dizer é que nossas unhas precisam – ou melhor, necessitam – de cuidados diários para que se mantenham sempre hidratadas e não fiquem com aquela aparência esbranquiçada e quebradiça.

Para facilitar nossas vidas, juntei algumas dicas de como deixar nossas unhas sempre com saúde e prontas para qualquer ocasião. Vamos lá?

Como eu percebo que minha unha precisa de hidratação?

Não tem segredo: basta olhar para as suas unhas e perceber se elas estão esbranquiçadas (aquelas manchinhas brancas que aparecem “do nada” são sinais de falta de vitaminas, sabiam?) ou se estão quebrando muito fácil, ao ponto de sempre nos deixarem irritadas um dia antes de uma festa legal (quem nunca quebrou bem o canto da unha do polegar uma hora antes da manicure? Está para aparecer algo mais estressante para uma mulher do que isso!).

Corpo hidratado, unhas salvas!

Para começar, não podemos nos esquecer que, um corpo hidratado e saudável por dentro, é responsável por manter todas as partes externas em dia. Como assim? Se nos mantemos sempre hidratados – o aconselhável são 2 litros de água por dia – e fazemos uma alimentação balanceada (de vez em quando pode dar aquela escapada da dieta, mas não deixe que isso vire regra, ok?) garantimos cabelos, peles e unhas sempre fortes e saudáveis também!

Além disso, não se esqueçam: nossa mente controla nosso corpo e, se estamos nervosos com alguma coisa, isso logo vai refletir no nosso físico – e é aí que as temidas manchinhas brancas aparecem! O importante é seguir o mantra “mente sã, corpo são” e procurar fazer algo que relaxe a “cuca” também.

Truques para manter as unhas hidratadas em casa!

Quem nunca foi pega de surpresa ao pedir uma simples hidratação nas unhas em um salão de beleza e ter que pagar “o olho da cara” por isso? Não desrespeitando o trabalho das manicures, mas todas nós sabemos que hidratação é coisa simples e basta um pouco de cuidado para que consigamos fazer na nossa própria casa. Certo? As dicas são as seguintes:

  1. Sabe aquele hidratante de corpo que você já tem? Ele também vai servir para as unhas agora. Antes de dormir, aplique um pouquinho ao redor de cada uma e massageie até que fique invisível. (Faça isso de uma a duas vezes na semana);
  2. Quer deixar a hidratação mais power? Faça uso das luvas de silicone para criar uma camada de calor na hora de aplicar o hidratante. Daí, você muda o esquema um pouquinho: despeje um pouco da loção dentro das luvas e, logo após, coloque as mãos e permaneça com elas por uns 15 minutos (o pessoal da sua casa vai poder achar que você está brincando de médico ou enfermeira no auge da sua juventude. Aceitar a brincadeira também faz parte do processo);
  3. Essa dica vale como um “combo” pele+unhas: todos os dias – leia-se: todos os dias mesmo – ao acordar, aplique um creme para as mãos com filtro solar. Assim, você diminui o risco de manchas prematuras e o câncer de pele, além de manter as unhas saudáveis. Importantíssimo: sempre que lavar as mãos, repasse o produto sem falta!;
  4. Não é mito: com certeza, você já ouviu dizerem por aí que a unha precisa “respirar” e, para isso, é necessário deixá-las um tempo sem aplicação de esmaltes. É verdade! Nossa unha respira como todo o nosso corpo e deixá-las livres por um período as mantêm saudáveis (isso quer dizer sem base também, ok? Sem nada, nenhum produto). Além disso, tome bastante cuidado com os líquidos removedores de esmaltes e procure usar um que menos prejudique as suas unhas;
  5. Para terminar com classe, vale lembrar que, hoje, no mercado, encontram-se variados tipos de hidratantes próprios para as unhas. Geralmente, eles vêm em tubinhos de esmalte e a cor se assimila a de uma base normal, mas têm a consistência de um óleo. Aposte nesses produtinhos! Quer uma dica de confiança? O Vitamin E Moisturizing Nail & Cuticle Oil é um óleo hidratante natural que auxilia na prevenção de futuros problemas como cutículas ressecadas, que podem causar imperfeições indesejáveis.

Unhas saudáveis e hidratadas não é sinônimo de vaidade. Já sabemos que manter as mãos (e as unhas, obviamente) bonitas e com saúde é de grande importância na correria do nosso dia a dia, já que elas são o nosso cartão de visita naquela reunião importantíssima do trabalho, por exemplo.

Independente de como você gosta ou costuma deixá-las: curtas ou grandes, redondas ou quadradas, com aquele esmalte cor de café ou um bem discreto, o importante é estarem bem tratadas e saudáveis. Aposte nas nossas dicas e arrase por aí!

Postagens Relacionadas