Iluminação de ambientes: Como iluminar sua casa da forma correta!

Uma das etapas mais importantes na hora da decoração de uma casa se dá na parte de iluminação. É quase impossível criar um ambiente agradável e sereno ou até mais aconchegante se você não sabe trabalhar a iluminação de forma correta. Sendo assim, quem quer deixar a casa com um visual mais atraente e bonito, deve sim dar importância à iluminação das áreas internas e externas da casa.

E não pense que a iluminação adequada se dá apenas através da luz central, mas sim, através da iluminação dos cantos, iluminação nas áreas externas, iluminação adequada de cômodos, entre outros. Mas, para não errar muitas pessoas preferem contratar um profissional em decoração ou design de interiores para fazer o planejamento e iluminação dos ambientes.

Mas será que eu posso fazer a iluminação dos ambientes de minha casa?

Essa é uma pergunta muito individual, porém, vamos tentar explicar da forma mais abrangente possível. Se você tem algum conhecimento na área de decoração de residências, ótimo, porém, se você não tem esse conhecimento, você precisará se esforçar um pouco mais para entender os conceitos básicos da decoração de ambientes e fazer a iluminação da forma certa. Mas segue um guia básico para você aprender a como fazer a iluminação certa para cada ambiente!

Salas, cozinhas e escritórios!

Para iluminar sues salas, cozinhas e escritórios, você deverá utilizar um projeto de iluminação que possa iluminar todo o ambiente. Sendo assim, você precisará iluminar de forma correta a luz central e os cantos dos locais, para deixar o cômodo completamente uniforme em relação à iluminação.

Salas: Para iluminar as salas, é ideal utilizar luzes centrais para iluminar o centro e pequenas luzes de led para iluminar os cantos.

Cozinhas: Para iluminar as cozinhas você deve utilizar luzes mais fracas para iluminar o ambiente não utilizado e uma luz focal na mesa e locais de trabalho.

Escritórios: Nos escritórios, você deve utilizar o mesmo conceito que a cozinha. Ilumine todo o ambiente, mas dê uma atenção especial a mesa de trabalho!

Quartos e áreas externas!

A iluminação de quartos e áreas externas é muito individual e você precisa estudar bem cada ambiente para saber como será feita a iluminação de cada local. Isso se dá, pois cada quarto supre a necessidade de uma pessoa ou grupo de pessoas de forma diferente, e as áreas externas geralmente nunca são iguais às outras.

Quartos: Se você usa o quarto somente para dormir, você deve dar mais atenção a iluminação principal. Caso você utilize a mesa para estudar ou algo do tipo, você deve utilizar luzes

Áreas externas: Depende muito do local onde você deseja iluminar. Mas via de regra, o mais importante é a iluminação que indica o caminho para se chegar à residência.

As lâmpadas usadas!

Essa é uma grande dúvida da maioria das pessoas que querem fazer a iluminação de suas residências. Nesse caso, na maioria das vezes as pessoas usam lâmpadas com IRC mais alto para iluminação principal, e lâmpadas de led para iluminação e padronização de ambientes.

Seguindo essas dicas, temos convicção de que você conseguirá fazer um bom trabalho com a iluminação de sua casa! Se gostou dessas dicas, não perca nenhuma outra acessando nosso blog diariamente!

Postagens Relacionadas