Métodos medicinais e cirúrgicos para a boa forma

É preciso tomar cuidado, mas intervenções médicas e, em alguns casos, cirúrgicas são indicadas para pessoas que querem acabar com a barriga saliente. Vamos entender um pouco mais sobre o assunto?.

Remédios

Diversas drogas aprovadas pelo Ministério da Saúde como a subtramina e os inibidores de apetite são eficazes para a perda de peso.  O mais importante é estes medicamentos fazerem parte de um programa nutricional. O médico deve avaliar as tendências de doenças da pessoa, pois as substâncias dos remédios podem causar efeitos colaterais no paciente. É muito importante o acompanhamento médico para o uso, não se guie apenas pelas promessas dos comerciais de televisão. Veja alguns remédios que auxiliam na perda de peso.

1. Anorexígenos – São medicamentos com a finalidade de induzir a anorexia, com isso afastam a vontade dde  e aceleram o metabolismo. Geralmente encontrados como anfetaminas e metanfetaminas. Os anorexígenos mais vendidos no país são: Anfepramona,Femproporex, Fenfluramina, Fenilpropanolamina e Mazindol.

2. Sacietógenos – Os sacietógenos agem diretamente no sistema nervoso central aumentando a liberação da noradrenalina e da dopamina, dois neurotransmissores do sistema serotoninérgico. A liberação aumenta a biodisponibilidade destesneurotransmissores e por isso, reduzem o sono e a fome e deixam o indivíduo super agitado. Além disso, a serotonina que inibe o apetite junto com a dopamina, causam dependência.

3. Saciegónenos – Os saciegónenos vendidos no Brasil são: contrave, Qnexa, Belviq, Victoza, Sibutramina, entre outros.O Belviq é o remédio emagrecedor mais promissor da atualidade e tem o poder de eliminar até o10% da gordura corpórea.

4. Sibutramina – A sibutramina aumenta a concentração de serotonina dando uma sensação de saciedade e bem estar inibindo o apetite. Apresenta risco para pacientes com problemas cardiovasculares.

5. Inibidores da Enzima LípaseA enzima Lípase é responsável pela quebra das moléculas de gordura que seriam absorvidas pela corrente saguínea. Os inibidores da enzima lípase bloqueiam esta quebra e fazem com que as moléculas adiposas saiam inteiras nas fezes. O remédio mais conhecido desta classe é o orlistate que é um fármaco produzido pela Streptomyces toxytricini que possui a propriedade de diminuir a absorção de gordura impedindo a atuação das lípases.

6. Efedrina – A Efedrina acelera o metabolismo através da termogênese e em sua composição também constam derivados similares aos da anfetamina, ou seja, também causa perda de apetite. Porém, é proibida para prescrição como medicamento para perda de peso por causar dependência. Muitas pessoas usam para aumentar o efeito de atividades aeróbicas.

7. Hydroxycut – O Hydroxycut também funciona como inibidor de apetite e acelerador metabólico, porém, foi proibido nos USA e sua distribuição no Brasil é controlada.

8. Stacker 2 -Contém estimulantes termogênicos que aceleram a queima de gordura. .

9. Zantrex-3 – Energético e queimador de gorduras. Acelera o metabolismo.

Cirurgias de redução de estômago

É a solução mais rápida e eficiente para quem quer acabar com a barriga.  É indicado para pacientes com obesidade mórbida ou que tenham forte tendência a engordar. E para aqueles que junto a obesidade possuem problemas cardíacos. A cirurgia de redução mais eficaz é a bariátrica que reduz a capacidade de armazenamento do estomago em até 10x. O pós-operatório é muito rígido e o paciente deve seguir a risca. Qualquer descumprimento ou exagero pode ocasionar graves problemas de saúde e inclusive a morte.

Cirurgia Bariátrica

Vamos falar um pouco mais sobre a  Gastroplastia, também chamada de Cirurgia Bariátrica, Cirurgia da Obesidade ou ainda de Cirurgia de redução do estomago, é, como o próprio nome diz,  tem como o objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC muito elevado.   Essa cirurgia é indicada, segundo a  OMS para  pacientes com IMC acima de 35 Kg/m², que tenham complicações como hipertensão arterial, diabetes, aumento de gorduras no sangue, problemas articulares, ou pacientes com IMC maior que 40 Kg/m², que não tenham obtido sucesso na perda de peso com outros tratamentos.

Existem alguns tipos de cirurgias bariátricas.

1. Restritivo – As cirurgias que  apenas diminuem o tamanho do estômago, são chamadas do tipo restritivo. A perda de peso se faz pela redução da ingestão de alimentos.

2. Mistas – Nas cirurgias mistas são feitas a redução do tamanho estomago e também um desvio do trânsito intestinal, havendo desta forma, além da redução da ingestão, diminuição da absorção dos alimentos.

Apesar de cada caso precisar ser avaliado individualmente, a todos aqueles irão realizar a cirurgia devem ser submetidos a  uma avaliação clínico-laboratorial.

Endoscopia digestiva e ecografia abdominal

São importantes procedimentos pré-operatórios. A avaliação psicológica também faz parte dos procedimentos pré-operatórios.  Pacientes com instabilidade psicológica grave, portador de transtornos alimentares (como, por exemplo, bulimia), devem ser tratados antes da cirurgia.

Na maioria dos casos, com a cirurgia bariátrica, além de perder grande quantidade de peso, o paciente  tem os benefícios da melhora, ou mesmo cura, do seu diabetes, controle da pressão arterial, dos lipídeos sanguíneos, dos níveis de ácido úrico, alívio das dores articulares.

É um procedimento complexo e apresenta risco de complicações. A intervenção impõe uma mudança fundamental nos hábitos alimentares dos indivíduos. Portanto, é primordial que o paciente conheça muito bem o procedimento cirúrgico e quais os riscos e benefícios da cirurgia. Desta forma, além das orientações técnicas, o acompanhamento psicológico e o apoio da família são aconselháveis em todas as fases do processo. Em alguns casos, uma cirurgia plástica para retirada do excesso de pele é necessária. Mulheres que realizam cirurgia bariátrica  devem aguardar pelo menos 15 a 18 meses antes de engravidar. A grande perda de peso logo após a cirurgia pode prejudicar o crescimento do feto.

Trace suas metas! Metas graduais! Nada de emagrecer 10kg em uma semana. Você se conhece e se sabe o quanto pode tentar perder.  Conforme você alcançar os resultados, a confiança aumenta e você vai poder traçar metas mais audaciosas.  O emagrecimento não tem mistérios, mas requer um grande esforço. Pense em sua saúde, no amor que tem por si e nas pessoas que estão junto contigo. Isso lhe dará força para encarar esse desafio. Não deixe de curtir a vida por causa de seus planos. É completamente possível conviver com festas e eventos e com o objetivo de emagrecer, basta se policiar e focar em seu objetivo.

Nossa dica

Bem, a ética nos manda recomendar que, seja qual for a sua escolha, você procure um profissional de saúde qualificado, para orientá-lo ao melhor procedimento. Contudo, podemos fazer uma indicação bastante leve e com ótimos benefícios à sua saúde: trata-se da ótima Mini-Bike para Exercícios. Não deixe de utilizá-la para trabalhar seu corpo, estamos combinados?

Um abraço para você e cuide-se!

Postagens Relacionadas