Hiperidrose – Saiba tudo sobre esse problema de transpiração!

Você sabia que temos mais de 4 milhões de glândulas sudoríparas no corpo? Essas glândulas produzem o suor, que por sua vez, ajuda na regularização da temperatura corporal, além de contribuir para eliminação de toxinas no organismo. E, como você já deve imaginar, existem alguns “gatilhos” que podem provocar a transpiração do corpo e promover a produção do suor, como é o caso das temperaturas quentes, exercício físico, ansiedade, nervosismo, medo, constrangimento, dentre outros.

Mas, em algumas pessoas, a transpiração acaba ultrapassando os limites tradicionais do organismo. Quando essa alteração faz com que a transpiração aconteça de forma excessiva, acontece o problema que caracterizamos como hiperidrose. Se você desconfia que está lidando com esse tipo de situação, nós podemos te ajudar. Na verdade, o mais interessante seria realizar a procura de um profissional especializado para identificar se você realmente sofre com esse problema. Mas, desde já, você poderá utilizar esse artigo para ter uma base e coletar mais informações sobre esse incômodo problema que afeta a muitos atualmente.

O que é Hiperidrose?

A hiperidrose é o nome que se dá a transpiração excessiva e incontrolável que acontece no corpo. Nesse caso, o suor é o resultado do trabalho das glândulas sudoríparas ecrinas, que estão distribuídas por todo o corpo. Entretanto, a hiperidrose pode afetar tanto uma ou duas áreas do corpo, como várias delas, podendo acontecer ao mesmo tempo ou não. Sendo assim, é comum observar que a hiperidrose costuma atacar principalmente as mãos, pés, rosto e axilas.

Causas da hiperidrose

Como falamos no tópico anterior, a hiperidrose é resultado do trabalho das glândulas sudoríparas hiperativas. Sendo assim, ainda existem dois tipos de hiperidrose: Hiperidrose geral e hiperidrose focal. A primeira, ocorre em todo o corpo. Já a segunda, ocorre em um ou mais locais específicos. E na maioria das vezes, o problema acaba perturbando o equilibro natural dos hormônios provocando os mais diversos problemas no cotidiano das pessoas.

Alguns dos “gatilhos” que podem desencadear a transpiração excessiva!

  • Clima quente
  • Exercício
  • Ansiedade
  • Comida apimentada
  • Transtorno de ansiedade crônica
  • Obesidade
  • Diabetes
  • Menopausa
  • Tireoide
  • Desordens cardiovasculares
  • Doença de Parkinson
  • Entre outros

Sintomas da Hiperidrose

Um dos principais sintomas da hiperidrose é a transpiração excessiva. Sendo assim, o problema provoca uma maior umidade na superfície das mãos, pés ou outras partes do corpo, que por sua vez, pode afetar diretamente a autoestima e vida social de qualquer pessoa. Além disso, a transpiração excessiva ou hiperidrose ainda pode afetar em diversas ocasiões e situações do dia-a-dia, interferindo não apenas nas relações pessoais, mas, também no trabalho, prática de esporte, entre diversos outros aspectos.

Diagnóstico

O diagnóstico da hiperidrose geralmente é realizado através do exame físico. O mesmo, deve ser realizado por um médico ou profissional equivalente que tenha experiência nessa área. Além disso, pode-se realizar alguns testes e exames básicos para confirmar a real natureza do problema, oferecendo assim uma base sólida para desenvolvimento dos tratamentos disponíveis para resolver o problema.

Tratamento e prevenção

Como você já deve imaginar, para tratar a transpiração excessiva, existe uma série de tratamentos que são extremamente eficientes para diminuir ou até acabar de vez com o problema. Nesse caso, os tratamentos mais básicos envolvem a utilização de medicações tópicas, associado ao uso de um bom desodorante antitranspirante a base de cloreto de alumínio, como é o caso do SUVO, por exemplo. Caso essa solução não resolva, ainda é possível resolver o problema com o auxílio do BOTOX aplicado na região local ou tratamento cirúrgico.

Esperamos que esse artigo tenha esclarecido suas dúvidas quanto a hiperidrose. Se gostou, não se esqueça de compartilhar esse artigo nas redes sociais e acompanhar nosso blog diariamente.

Postagens Relacionadas