Quais são os tipos de lâmpadas mais econômicas

By on junho 25, 2015
Lâmpadas Led

Seja na hora de escolher as luzes de um cômodo ou de todo um apartamento, muitas dúvidas acabam surgindo quando o assunto é comprar os itens para um sistemas de iluminação. Entre termos específicos e técnicos como lâmpadas LED, fluorescentes, incandescentes e halógenas, como podemos saber quais dessas soluções podem ser mais adequadas na hora de atingir os efeitos que desejamos?

Não se preocupe! Hoje vamos esclarecer muitas dessas dúvidas e principalmente, falar sobre as lâmpadas mais econômicas do mercado.

Confira agora tudo sobre lâmpadas LED, tipos de iluminação econômicas e descubra qual é a mais indicada para cada ambiente:

Vamos começar pelo início Lâmpadas Led

Quais são os tipos de lâmpadas mais econômicas

A iluminação é um fator presente e essencial para qualquer ambiente. A primeira impressão é que ilumina-se um espaço para contribuirmos com a sua funcionalidade, mas na verdade, questões muito mais complexas podem estar envolvidas. Você sabia que, a partir da iluminação, é possível criar infinitas possibilidades e até estimular sensações?

Sendo assim, antes de decidir entre lâmpadas LED e fluorescentes ou luzes no teto e luminárias, é de suma importância sabermos o que precisamos iluminar e para quem o vamos fazer. É impossível começarmos um projeto desses sem avaliarmos as necessidades das pessoas que o utilizarão e termos como ponto de partida atendê-las.

No caso de decidir a iluminação de  um ambiente de trabalho, onde ocorre muita leitura, por exemplo, é imprescindível nos atermos a uma luz constante e difusa – que ilumine todo o ambiente de maneira uniforme. Isso também ocorre quando o ambiente é vivenciado por pessoas idosas.

Em salas de TV, sala de estar, quartos ou qualquer outro espaço que pode ser considerado de “relaxamento”, lâmpadas mais suaves podem ser utilizadas para estimular a sensação de aconchego e conforto. As luzes amareladas também são indicadas.

Conheça os tipos de lâmpadas

Agora que você já sabe o quanto é importante refletir sobre as necessidades do local que se precisa iluminar, vamos falar das grandes protagonistas: as lâmpadas. Aposto que você já teve dúvidas ao olhar uma prateleira cheia delas e muitas vezes, até mesmo se perguntou para que tantos modelos servem, se o objetivo é o mesmo.

Lâmpadas Led

 Vamos acabar com essas dúvidas

Conheça as lâmpadas LED, fluorescentes, incandescentes e halógenas:

Incandescentes

Sabe aquele tipo de iluminação amarelada? Ela é produzida pelas lâmpadas incandescentes. Este tipo de lâmpada  ainda são bem populares, contudo, por converter a energia elétrica em luz, emitindo muito calor, o consumo de energia é maior. Acredite,quando colocadas em porcentagem, assusta ainda mais: 95% da eletricidade é transformada em calor, portanto, apenas 5% termina sendo convertida realmente em luz!

Quando o assunto é o preço, esta qualidade de lâmpada é mais barata, porém sua vida útil é de cerca de 1000 horas, um período que pode ser considerado pequeno quando comparado aos de outras varidades de lâmpadas.

Por essas e outras, o Ministério de Minas e Energia, declarou que pretende até 2016 retirá-las do mercado, para impulsionar sua substituição por outras lâmpadas mais econômicas e amigas do meio ambiente, reduzindo assim o consumo de energia.

Halógenas

Semelhante as lâmpadas incandescentes, as halógenas se diferem por serem mais potentes. Esse tipo de lâmpada é recomendada quando se tem como objetivo destacar algum tipo de decoração com um facho de luz direcionado.

Dessa forma, seu uso é ideal para valorizar determinados pontos ou objetos da decoração em foco. Em caso de iluminações gerais, seu uso tende a ser embutido no gesso, mais precisamente em sancas.

Elas também não são rainhas quando falamos em econômia, e se comparada às incandescentes podem variar 20 a 40%. As halógenas,  possuem aproximadamente de 2 a 4 mil horas de vida útil.

Fluorescentes

Você certamente já ouviu termos como “lâmpadas frias” e também “luz branca”, essas são as populares lâmpadas flueorescentes. Podendo gerar uma 80% maior que a da lâmpada incadescente, essa luz possui uma vida útil que pode ser considerada longa.

Sua durabilidade pode estar entre 6 a 15 mil horas, quando em versão compacta (geralmente indicada para o interior de residências. Já, quando na versão tubular, as fluorescentes tendem a possuir uma vida útil ainda maior, chegando de 12 a 24 mil horas.

Esta última versão é muito indicada para áreas industriais e comerciais. Contudo, nada impede que esse tipo de lâmpada seja usada em garagens, cozinhas, entre outros espaços, pois ela garante uma iluminação de qualidade que não pesa tanto na conta de luz mensal.

Outro ponto importante, é que hoje já existem modelos fluorescentes de luz amarela, ideais para substituir, as lâmpadas incandescentes à altura.

Lâmpadas LED

O nome LED vêm de uma sigla para Light Emitting Diode, que faz referência ao processo de emissão de luz a partir de diodo. Apesar dessa tecnologia não ser assim tão nova, algumas dúvidas ainda são levantadas na hora de utilizar as Lâmpadas LED.

O importante é ter em conta o quanto o uso desse tipo de iluminação é vantajoso! Hoje, um dos principais pontos fortes das Lâmpadas LED, está focado  na redução do consumo de energia, que pode chegar em até 90% comparada às outras lâmpadas.

Com uma vida útil estimada em 50 mil horas, no mercado atual, os LEDs são as lâmpadas com maior durabilidade. A indicação, é que esse tipo de iluminação seja usada principalmente em ambientes externos (onde a exatidão de cores não é tão exigida) e em espaços pequenos, como por exemplo, em baixo de escadas, luminárias, closets e outros fundos de móveis, pois essa tecnologia possui uma importante vantagem: não gera calor.

Além disso, as lâmpadas LED também têm sido muito utilizadas na hora de dar um ar especial para alguns cômodos da sua casa. Nos quartos e salas de jantar ou de tv, por exemplo, ao usar alguns pontos de luzes mais quentes (que tendem a ser mais amareladas), é possível estimular uma sensação de conforto ideal para jantares ou para proporcionar um momento relaxar.

E aí, ficou interessado pelo assunto? A boa notícia é que está cada vez mais fácil encontrar as Lâmpadas LED no mercado!

 

About Loja Magazine10

You must be logged in to post a comment Login