Tecnologia 3D – Passivo ou ativo? Qual óculos 3D comprar?

A tecnologia 3D está dominando o mercado de televisores de todo o mundo, e você provavelmente já tem ou já pensou em adquiri um produto desse modelo para ver as imagens saltando da tela não é mesmo? Realmente, o efeito 3D é o futuro, tanto dos televisores quanto de diversos outros periféricos tecnológicos atuais. Mas você sabe tudo sobre tecnologia 3D?

Atualmente existem vários tipos de televisores com tecnologia 3D. A grande maioria delas é Smart TV e possui diversas outras funções, que integradas oferecem muito mais recursos e conteúdo para o consumidor. Mas a verdade é que a tecnologia 3D veio para ficar, atualmente já encontramos diversos dispositivos que aceitam e transmitem suas mídias em 3D como: Blue-rays, consoles de videogame, entre muitos outros.

Existe mais de um tipo de 3D. Você sabia?

Positivamente, durante a compra de uma TV 3D você já deve ter se perguntado o porque de algumas TVs especificam o tipo de tecnologia 3D que elas utilizam, afinal, não seria a mesma coisa? Obviamente que não. Existem vários tipos de tecnologia 3D, as que são mais utilizadas pelos aparelhos de TVs modernos com certeza são o 3D passivo e o 3D ativo. Mas qual a diferença entre essas duas tecnologias?

3D passivo VS 3D ativo – Qual o melhor?

Uma das primeiras dúvidas de quem pensa em adquirir um televisor com tecnologia 3D é saber qual das duas tecnologias aderir, a passiva ou a ativa. Basicamente, as duas tecnologias trabalham de formas diferentes e possuem suas vantagens e desvantagens. Abaixo, fizemos um pequeno resumo sobre como funciona cada tecnologia para que você entenda melhor como elas funcionam e possa escolher seu próximo televisor da forma certa.

3D Ativo – O que é, vantagens e desvantagens!

A tecnologia do 3D ativo e passivo funcionam de maneiras totalmente distintas. No 3D ativo, o óculos 3D trabalha junto com a TV para produzir o efeito 3D. Nesse caso ele geralmente utiliza baterias para fazer o trabalho de produção das imagens. Nesse caso, tanto a TV quanto os óculos trabalham em sincronia para efetivação do efeito 3D! Na prática essa tecnologia tem excelentes resultados, porém, assim como o 3D passivo, esse possui vantagens e desvantagens. Segue:

Vantagens:

  • Qualidade de imagem excelente
  • Melhor transmissão do efeito 3D

Desvantagens:

  • Óculos precisam de baterias pequenas, portanto, mais pesados
  • Alguns modelos podem não ser compatíveis com os óculos tradicionais de grau
  • Pode causar mais cansaço visual

3D Passivo – O que é, vantagens e desvantagens!

A tecnologia do 3D passivo é efetivada com o processamento das imagens e efeito 3D na própria TV e não do óculos. Nesse caso os óculos só funcionam como receptores da imagem, ou seja, eles trabalham para a produção do efeito 3D, que nesse caso fica a cargo do próprio televisor. Essa tecnologia tem suas vantagens e desvantagens, assim como o 3D ativo. Veja a seguir:

Vantagens:

  • Óculos mais leves que os de tecnologia 3D Passiva
  • Óculos compatíveis com óculos tradicionais de grau
  • Óculos com preço mais econômico

Desvantagens:

  • Qualidade de imagem não tão boa quanto a tecnologia de 3D ativa
  • Distorções do efeito dependendo da luminosidade ou ângulo da TV

Como ter mais óculos para minha TV 3D?

Seja ela uma Smart TV 3D ou aparelho de TV 3D tradicional, geralmente sua TV já irá chegar para você com dois ou quatro óculos no máximo. Porém, é sempre bom ter mais um dois óculos 3D de reserva, seja para deixar algum visitante utilizar ou simplesmente como segurança, caso algum venha a se quebrar. Mas, o mais interessante é que você pode adquirir esses óculos, tanto de 3D passivo quanto 3D ativo individualmente, fazendo com que você possa adquirir quantos óculos 3D você desejar.

Agora é só escolher o tipo de tecnologia que você pretende utilizar! Se você gostou desse artigo, não deixe de nos acompanhar diariamente e ficar por dentro de mais novidades como essa.

Postagens Relacionadas