9 sugestões para manter a saúde das mãos e unhas

By on maio 1, 2015
sugestões para manter a saúde das mãos e unhas

Ter mãos bonitas e bem cuidadas é uma coisa que quase todas as mulheres almejam – assim como boa parte dos homens também. Isso porque elas são uma parte do corpo que fica exposta por mais tempo, uma vez que para realizar qualquer tarefa precisamos delas. Com esta exposição mais frequente, é normal que se queria mostra um par de mãos bonito, bem cuidado e, mais do que tudo, saudável.

Isso porque a aparência das mãos diz muito sobre a saúde do corpo em geral. Por conta disso, observá-las com regularidade é importante para detectar possíveis alterações no seu organismo. Portanto, de nada adianta ir à manicure quinzenalmente se você não cuida do restante do seu corpo, com uma alimentação de qualidade e hidratação frequente.

Mas, se você leva uma vida saudável e ainda assim quer dar alguns cuidados a mais para as suas mãos, aqui vão algumas sugestões para manter a saúde das mãos e das unhas.

Melhores técnicas para cuidar da saúde das mãos e das unhas

1.     Crie o hábito de usar protetor solar

A utilização do protetor solar diariamente não é algo que faz parte da rotina de muitas pessoas. Porém, é muito importante que se passe a criar o hábito dessa utilização. Isso porque, com a aplicação do protetor solar antes de sair de casa e ao longo do dia, você protege a sua pele dos raios UV do sol, o que previne o envelhecimento precoce. Morre de medo de ter aquelas manchinhas nas mãos e nos braços, ainda mais se for de forma precoce? Aplicar o protetor solar nos braços e nas mãos vai retardar o aparecimento dessas manchas e talvez até diminui-las.

2.     Não retire as cutículas

Especialmente se você frequentar a manicure, dê instruções para que ela não corte totalmente as cutículas com o alicate. Isso porque unhas sem cutículas ficam enfraquecidas e expostas a impurezas e infecções. O mais correto é empurrá-las com a espátula para dentro da unha, retirando apenas o excesso de pele, nunca tudo.

3.     Mantenha as mãos e as unhas sempre hidratadas

E isso não significa apenas utilizar-se de cremes hidratantes. Eles são importantes, obviamente, mas hidratar-se de dentro para fora também tem importância crucial na hora de cuidar da saúde das mãos e das unhas. Beba de seis a oito copos de água por dia e utilize-se de hidratantes nas mãos e nas unhas durante todo o seu dia. Isso vai mantê-las sempre hidratadas e macias, de forma que vai ficar muito mais difícil as suas mãos aparentarem algum desleixo.

saúde das mãos e unhas

4.     Acrescente alguns alimentos na sua dieta

Acrescentar alimentos ricos em cálcio, proteínas e vitamina A é uma excelente forma de cuidar da saúde das mãos e das unhas de dentro para fora. Estes componentes auxiliam na manutenção do bem-estar de ambas, além de deixar a saúde de todo o seu organismo melhor.

5.     Não roa as suas unhas

Este é um hábito muito comum entre pessoas que sofrem de ansiedade em algum grau. Por mais que seja uma manifestação de algo patológico, é um hábito que pode causar sérios problemas, tanto para a saúde do seu corpo em geral quanto para as próprias unhas. Quando roídas, elas ficam mais frágeis e expostas – especialmente se você tem acaba arrancando alguma pele quando as rói – o que prejudica a saúde das mãos e das unhas como um todo.

Além disso, a aparência não é nada bonita, o que acaba levando muitas mulheres a se sentirem mal consigo mesmas. É importante procurar um especialista para tratar do problema da ansiedade, de forma a lhe ajudar a parar de descontar nas unhas todas as suas ansiedades.

6.     Procure sempre proteger as suas mãos

Frio e calor intensos são grandes inimigos da boa saúde das unhas. Isso porque as duas temperaturas, quando excessivas, danificam a pele e a ressecam. Por isso, procure sempre cuidar das suas mãos e unhas de acordo com o clima e temperaturas que estão em vigor. No frio, proteja-as com luvas. Já no calor, lave-as mais constantemente e use e abuse do protetor solar.

7.     Tenha o seu próprio kit

sugestões para manter a saúde das mãos e unhas

Esta dica é importantíssima. Ter o seu próprio kit manicure é essencial por inúmeras razões. Você pode utilizar-se dele quando estiver sem tempo ou sem dinheiro para ir à manicure, mas ainda assim não quer ter as mãos malcuidadas. Ele também é importante porque, tendo os seus próprios utensílios, como alicate, lixa, cortador, espátulas e palitos, evita que você pegue quaisquer doenças em salões, uma vez que os seus utensílios são só seus.

8.     Evite esmaltes escuros

Se você é fã do preto e do vermelho clássicos, tenho más notícias: esmaltes escuros tendem a deixar as unhas amareladas com o tempo. Por conta disso, é recomendado não utilizá-los ou usá-los com pouca frequência, de modo a preservar a saúde das suas unhas. Mas, se você não consegue viver sem os seus esmaltes favoritos, procure, ao menos, intercalar o uso deles: depois de retirá-los, deixe as suas unhas descansarem sem esmalte por uma semana e, quando for pintar novamente, escolha uma cor mais clara.

9.     Higienize as mãos e as unhas corretamente

Um dos grandes problemas que enfrentamos hoje em dia é a falta de higienização correta das mãos. Além de ser um dos grandes responsáveis pela contração de doenças como gripe e outras infecções, o desleixo com a higiene das mãos também não contribui em nada para a saúde das mesmas. Lavá-las sempre que possível, utilizando o álcool em gel durante o dia quando não se tem uma pia ao alcance, são formas de manter as mãos sempre limpas e livres de germes. Retirar aquela sujeirinha chata que acaba ficando embaixo das unhas também é importante: utilize um palito de madeira para realizar o procedimento. Você também pode esfregá-las com uma bucha, se preferir. Desta forma, as suas mãos deixarão de ser um acumulador de germes.

About Loja Magazine10

You must be logged in to post a comment Login