Como aprender inglês sozinho em casa!

Aprender um novo idioma não é uma tarefa nada fácil, mesmo que você já tenha uma empatia com o idioma que deseja aprender. E se tem um idioma em que se tornou praticamente fundamental o aprendizado, principalmente nos dias de hoje, é o inglês. Aprender inglês é um dos desejos e sonhos de uma grande parcela da população brasileira.

Mas, muitos acabam se limitando a ir em uma escola de idiomas dessas tradicionais e super famosas e acabam nunca aprendendo nada de realmente proveitoso e ‘utilizável’, já outros, que começam a estudar em casa, em muito menos tempo conseguem ter um desempenho incrivelmente superior aos alunos de tais escolas de ensino.

Mas, acontece que as pessoas acabam fechando seus olhos de acordo com o que a mídia propaga sobre estudar nessas escolas de ensino, fazendo você acreditar que você sairá de lá com fluência total no idioma, e sinceramente, ainda vejo a grande maioria desses ‘poucos’ alunos que completam os mais de 8 anos de curso não conseguirem sequer assistir um filme sem legendas.

Na verdade, conheço PROFESSORES que não conseguem fazer isso ainda. Ou seja, será que o nível dessas escolas de ensino são tão boas assim? E olha que o valor pago por mensalidade não chega nem perto do que você gastaria estudando em casa e aprendendo e aproveitando muito mais.

Mas, é possível mesmo aprender inglês em casa, começando do 0 até atingir o nível de fluência? Fique comigo e eu te mostrarei e provarei que sim.

Estudar inglês em casa ou em uma escola?

Não podemos generalizar e dizer que TODAS as escolas de ensino são ruins, mas, assim como qualquer empreendimento, essas escolas sempre visam o lucro em primeira opção. Ou seja, elas fazem de tudo para que o aluno se mantenha no curso para que elas possam lucrar mais. E isso faz com que se cometam erros simples, como o fato de elas sempre focarem em motivar o aluno a falar (mesmo que errado) desde a primeira aula. Pode até parecer loucura, mas, esse tipo de ensino pode ser muito prejudicial para o aluno, sendo que ele ainda não possui o ouvido treinado para começar a compreender as palavras e realmente entender e fixar o que significam. Com esse método de ensino, ele aprenderá a ‘repetir’, não falar.

Agora, veja o porque de estudar inglês em casa é muito melhor do que estudar inglês da forma tradicional.

Vantagens de estudar inglês em casa!

Estudar inglês em casa pode ter inúmeras vantagens, e acredito que a primeira delas é a liberdade de tempo. Geralmente, você poderá estudar inglês onde e quando você quiser, desde que o local e período sejam adequados para que você mantenha o foco. Logo em seguida temos a liberdade de definir quantas horas poderemos estudar e em quanto tempo iremos alcançar nossos resultados. Estudar inglês sozinho ainda é MUITO mais econômico. Os resultados tendem a ser muito melhores e mais rápidos. O aprendizado pode ser mais divertido e dinâmico. Você aprende mais. Entre muitas outras vantagens que poderíamos ficar horas e horas enumerando aqui abaixo.

Como estudar inglês em casa!

O primeiro passo para quem quer estudar inglês em casa é ter foco e disciplina. Depois, ter os materiais de estudo será muito importante. Você pode estudar através de um guia, como o O Essencial Dos Guias de Conversação em 3 Volumes (mais indicado) e aprimorar seus resultados com outros recursos (falaremos mais sobre isso adiante). Além disso, será fundamental ter um bom dicionário a sua disposição, como o Dicionário Michaelis por exemplo. E um bom complemento para o aprendizado, como o: Como Dizer Tudo em Inglês e Como Escrever Tudo em Inglês.

Com os materiais em mãos, vamos ao aprendizado. Se você é iniciante, é totalmente recomendado que você comece pelo nível 1, intermediário, nível dois, e alunos mais avançados no nível 3! Está preparado? Então vamos lá!

Nível de aprendizado e imersão 1

Começar é sempre o período mais difícil, mas, se você conseguir romper essa barreira, posso te garantir que o aprendizado do idioma será muito mais fluido. Sendo assim, de primeiro momento, você precisará começar a entender pelo menos as palavras e conversações mais básicas em inglês. Comece aprendendo coisas simples, como o alfabeto, números, nomes de objetos, dias da semana, alimentos e etc. Após conseguir um vocabulário um pouco mais denso, comece a assistir pequenos vídeos infantis em inglês, com legendas em português.

Leia também livros curtos em inglês e vá grifando todas as palavras que você desconhece e vá buscando seus resultados no Dicionário Michaelis. Ah, e não se esqueça! Músicas, sempre e somente em inglês. Isso será fundamental para acostumar seu ouvido, exercitando o que costumamos chamar de listening.

Nível de aprendizado e imersão 2

Aqui, você já será capaz de realizar conversações mais simples e se virar no idioma se necessário. Com o conhecimento do etapa anterior, precisamos refinar e aperfeiçoar esse conhecimento. E aqui que vai entrar o nosso complemento de estudo, e o livro Como Dizer Tudo em Inglês e Como Escrever Tudo em Inglês é ótimo para isso. Vá utilizando o material base e sempre tentando exercitar seu ouvido.

Ao sentir que você já entende uma boa variedade de expressões em inglês, chegou a hora de começar a assistir séries curtas totalmente em inglês e com legendas em inglês. O indicado é séries curtas, pois, você terá que re-assistir o mesmo episódio em português novamente, e depois em inglês novamente. Te fazendo fixar inconscientemente algumas expressões, palavras, falas e até gírias e sotaques novos.

Nível de aprendizado e imersão 3

Os níveis mais avançados são também os mais gostosos de estudar. Aqui, você irá se desafiar cada vez mais, sempre procurando textos cada vez maiores, livros que você gosta, assistir séries e filmes totalmente em inglês, sem legendas e praticar a conversação na maioria das situações em que houver necessidade. É nesse nível que você deverá se aprofundar muito na conversação. E você pode fazer isso com o auxilio do Box O Essencial Dos Guias de Conversação em 3 Volumes, que vai te ajudar a trabalhar de forma mais avançada as áreas mais técnicas do inglês. Agora, é só praticar, praticar e praticar!

Espero que esse artigo possa ter te ajudado a aprender inglês de forma muito mais eficiente. Se gostou desse artigo e acha que ele pode ser útil para outras pessoas, compartilhe nas suas redes sociais. Bons estudos!

Postagens Relacionadas