8 dicas para remoção de manchas difíceis em tecidos

Quem não entra em pânico quando vê aquela mancha na roupa novinha? Ou então, percebe aquele tom amarelado em uma roupa que adora por causa do tempo? Pois é, essas coisas acontecem, com frequência, com qualquer mortal. Por isso, neste artigo falaremos sobre remoção de manchas em tecidos para ninguém mais entrar em pânico quando se deparar com esse tipo de problemas.

Entre as manchas com que mais nos deparamos são aquelas causada por causa do nosso dia a dia, como por exemplo, mancha de tintura de cabelo, mancha de gordura, de café, suco, extrato de tomate, entre tantas outras.

Passo a Passo para remoção de manchas difíceis

Daremos dicas de como fazer a remoção de manchas difíceis, dividindo as manchas por itens para ficar mais fácil de você entender como fazê-la sem ter tanta dor de cabeça. E aí você vai ver como não tem de entrar em pânico, apenas precisa de um traquejo para tudo dar certo.

1.     Remoção de manchas gordurosas

As manchas de gordura são as que mais assustam aquelas pessoas na hora de lavar a roupa. Por isso, tente tirar a mancha de gordura com um detergente que se usa na cozinha mesmo, de preferência que não tenha cor, use aquele bem transparente. A superdica é colocar o detergente bem em cima da mancha e esfregar bem com água. Só depois disso, coloque para lavar normalmente.

Se você não quiser usar detergente de cozinha, pode optar por aqueles produtos de pré-lavagem que vendem em qualquer supermercado. Mas procure um que tenha o tensoativo em sua composição.

2.     Remoção de manchas com café

É muito comum se ver mancha de café na roupa e achar que não vai sair nunca mais. Porém, isso ocorre porque quando entornamos café na roupa, está quente facilitando a mancha a ficar no tecido. Mas como já foi falado para tudo tem uma solução. Nesse caso, o ideal é agir bem rápido e lavar a roupa com uma água bem quente e sabão, até sair toda a mancha.

Na hora da remoção de manchas difíceis não fique com pena de esfregar o tecido com bastante cuidado, é claro. O caso de manchas com café é um desses exemplos.

3.     Removendo manchas de cerveja

Quem não gosta de uma cervejinha no final de semana, ou depois de um expediente de trabalho puxado, não é mesmo? Mas, às vezes acabamos nos animando demais e acabamos deixando cair cerveja na roupa. E aí, o que fazer?

O ideal é passar um algodão com álcool bem em cima da mancha, depois lave com água morna e, dessa vez, pode colocar sabão.

4.     Removendo esmalte de unhas do tecido

Acidentes acontecem, principalmente quando estamos finalizando as nossas unhas com aquele esmalte que adoramos. Se o produto cair na sua roupa, use um removedor de esmalte bem no local em que o esmalte caiu, só depois lave a sua roupa como você sempre fez. Uma ótima dica é: na hora de colocar o removedor de esmalte no tecido, use um outro tecido atrás do tecido manchado. Dessa forma, você transfere a mancha.

5.     Quem quer chocolate?

Chocolate no tecido é o que toda criança faz e adultos também fazem de vez em quando. Se acontecer de cair chocolate na sua roupa, é só tirar o excesso de chocolate do tecido, você pode usar um papel que absorva bem o chocolate. Só tem que tomar cuidado para não espalhar na roupa toda, depois só lavar normalmente.

6.     Cozinhando com extrato/molho de tomate

Se na hora de fazer aquele macarrão com um ótimo molho de tomate e sem querer derrubar na sua roupa, lave na hora usando aquela técnica do detergente transparente. Ou então, não se esqueça que pode usar também aquele produto de pré-lavagem que tenha tensoativo em sua composição.

7.     Removendo manchas de lama ou de barro

É complicado quando percebemos que a nossa roupa ficou toda suja de lama, por causa daquela chuva. A mancha de lama ou de barro é uma daquelas remoções de manchas difíceis que ninguém quer enfrentar.

Sabe por quê? Para conseguir tirar esse tipo de mancha, o tecido deve estar seco e não molhado, como a maioria das pessoas pensam. O ideal é usar uma escova bem áspera para tirar o excesso de lama ou do barro. Só depois disso, a lavagem deve ser feita. Se a mancha não sair de primeira, não se preocupe, faça uma lavagem atrás da outra até que a mancha desapareça e não se esqueça de trocar a água.

8.     Removendo o amarelado

A remoção de manchas difíceis envolve também aqueles tecidos amarelados por causa do tempo. A superdica é nunca usar nada que tenha como base o cloro. Normalmente, o aparecimento dessas manchas é devido ao uso de cloro. Use sempre alvejantes que não tenham cloro em sua composição.

Lista útil para remoção de manchas difíceis em tecidos

  • Sempre tome uma atitude na hora que acontecer o incidente. Quanto mais rápida for sua atitude, maiores as chances de a mancha desaparecer;
  • Sempre tire o excesso. Por isso, o ideal é que seque o tecido, principalmente, o local que está a mancha, sempre retirando as partes que estiverem sólidas;
  • Se não puder tirar a mancha na hora, o ideal é que limpe o local com uma esponja com água fria;
  • Se amancha está seca e não quer sair, esfregue glicerina vegetal na mancha para fazer a sua remoção;
  • Usar água quente na hora da lavagem só faz com que a mancha se fixe. Ficando, assim, ainda mais difícil a sua remoção;
  • Na maioria das vezes, para conseguir tirar a mancha, é necessário apenas água e sabão;
  • Trabalhe com o tecido pelo lado do avesso;
  • Se o que estiver usando não estiver dando certo, utilize uma solução alvejante mais forte. Mas antes de trocar de solução, enxague o tecido e use a nova solução.

Nossa dica

Depois de todas essas dicas, fica impossível não conseguir fazer a remoção de manchas difíceis de sua roupa, mas ainda assim temos a nossa dica final, o Limpa estofados M500 em spray, que age de forma profunda no tecido tirando toda a sujeira que está nele; além disso restaura a cor e renova a aparência do tecido. Experimente!

Postagens Relacionadas